Sociedade

Em homenagem ao Dia do Médico, Cristo Redentor é iluminado de verde

Considerada patrimônio da humanidade, estátua brasileira presta tributo aos profissionais de saúde

Comemorado no dia 18 de outubro no Brasil, o Dia do Médico de 2020 foi marcado por uma homenagem especial. De braços abertos, o Cristo Redentor foi iluminado de verde, como forma de agradecimento a todos os médicos, inclusive os que estão estão trabalhando na pandemia do novo coronavírus.

A comemoração realizada pelo Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio de Janeiro (Cremerj) também homenageou os profissionais que morreram em virtude da doença que já matou mais de 154.176 mil pessoas no Brasil. Antes da celebração, uma Santa Missa restrita, em ação de graças na capela do monumento, foi presidida pelo bispo auxiliar da arquidiocese do Rio, dom Antonio Augusto Dias Duarte, que também é médico.

O cartão postal da cidade ficou iluminado de 18 horas até às 19 horas. Apesar disso, por medidas de prevenção, apenas membros do Santuário e do Cremerj participaram da celebração religiosa. Em release divulgado pelo Santuário, Dom Augusto ressaltou o reconhecimento e a valorização da classe médica no Brasil. “Como heróis da vida, os médicos no Brasil têm que lutar contra enfermidades desafiadoras e muitas vezes saem vencedores dessas batalhas diárias. Outras vezes, suas lutas se travam no campo de batalha da economia e da gestão política da saúde”, afirma o bispo.

O Monumento iluminado de verde.
(Foto: Instagram/Santuário Cristo Redentor)

O Brasil comemora o Dia do Médico no mesmo Dia de São Lucas, santo protetor dos médicos. Também vale ressaltar que a cor verde que iluminou o Cristo é relacionada à vida e ao poder de cura. A homenagem aos médicos repercutiu comentários nas redes sociais, desde os favoráveis até os que criticam a gestão da saúde no Rio.

O médico Cristiano Vidinha, de 44 anos, não assistiu a homenagem e diz que não acha importante, pois acredita que o governo do Estado não se “importa” com a população. Ele também comenta que enquanto uma um vacina não chega, as pessoas devem ter consciência e cuidar de si mesmas e das que as cercam. Apesar disso, o profissional da saúde, que está na linha de frente contra o coronavírus, na clínica da família em Cordovil, zona norte do Rio, afirma que os dias têm sido mais leves.

“O dia a dia de todos os profissionais é de alegria e gratidão à Deus por nos proporcionar ajudar as pessoas neste momento mais difícil”, afirma Cristiano.

Quem constantemente está no Cristo Redentor é Claudia Ferreira, de 49 anos. A guia turística conta que muitos cariocas estão buscando passeio rumo à estátua de 38 metros de altura, mas que apesar disso as medidas de prevenção estão sendo realizadas com segurança desde a compra do ingresso, com a medição da temperatura e o uso de álcool gel. Ela também comenta a importância do retorno do setor turístico.

“A volta está sendo lenta para o turismo. A crise do coronavírus afetou bastante e parte dos nossos visitantes ainda está com medo de viajar, mas a retomada está sendo melhor do que eu esperava”, conta Claudia.

Entre incertezas e dúvidas para o futuro, o Brasil segue a retomada de suas atividades. O dia do médico de 2020 foi marcado por uma homenagem que poderia acontecer todos os dias, não apenas no período de pandemia. Independentemente do rumo que o fim de ano terá, sempre haverá alguém olhando pela sociedade, a 709 metros acima do nível do mar, com os braços abertos para uma calorosa recepção.

João Henrique Reis – 4° período

1 comentário em “Em homenagem ao Dia do Médico, Cristo Redentor é iluminado de verde

  1. Pingback: Cristo Redentor será reformado para comemoração de 90 anos | Agência UVA

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s