Saúde

Campanhas de vacinação começam nesta segunda em todo o país

As ações de multivacinação e de vacinação contra a poliomielite serão feitas ao longo do mês de Outubro atendendo crianças de 1 a 14 anos

Começa nesta segunda-feira (05) a campanha de vacinação para atualização da caderneta vacinal e a campanha de vacinação contra poliomielite. A ação será realizada até o dia 30 de Outubro, em Unidades Básicas de Saúde como Clínicas da Família e Postos de Saúde.

A ação tem o intuito de garantir que crianças e adolescentes consigam completar a caderneta de vacinação, já que, segundo informações do Programa Nacional de Imunização do Ministério da Saúde, metade das crianças em todo o país não foram imunizadas por todas as vacinas previstas em 2020.

A enfermeira Alessandra Borba chefia o departamento de enfermagem de um posto de saúde do Município do Rio de Janeiro e trabalha na área de imunização. Ela enfatiza a importância de levar os filhos para se vacinar, para garantir que determinadas doenças permaneçam erradicadas e não saiam do controle, como aconteceu com o Sarampo. E completa sobre a seriedade e o impacto de grandes campanhas como essa.

“O objetivo da atualização da caderneta da criança e do adolescente é reduzir o risco de adoecimento por doenças imunopreviníveis, e contribui para o controle, eliminação e ou erradicação das doenças”, conclui a enfermeira.

A engenheira Michelle Falcão, de 40 anos, é mãe da pequena Sophia, de 1 ano. Com a caderneta quase toda em dia, Michelle afirma que dificilmente deixa de vacinar a filha e que vai aproveitar a chance, não só para completar as vacinas que estiverem faltando, mas também para imunizá-la contra uma doença tão perigosa como a poliomielite. Ela acrescenta contando o porquê de manter com esse compromisso.

“Acho importante vacinar para que seu organismo desenvolva anticorpos para combater a possível doença e mantê-la protegida. Em nenhum momento pensei em não levá-la para vacinar por causa da pandemia. Inclusive já a levei tomando os possíveis cuidados e vou levar novamente”, afirma Michelle.

Segundo o Ministério da Saúde, mais de 11 milhões de crianças entre 1 e 5 anos devem ser vacinadas contra a poliomielite, e a meta é atingir pelo menos 95% desse público. Já crianças e adolescentes até os 15 anos podem comparecer para se imunizar de acordo com o Calendário Nacional de Vacinação.

LEIA TAMBÉM: Coronavírus: Brasil perto de 5 milhões de casos confirmados

Bárbara Souza – 6° período

0 comentário em “Campanhas de vacinação começam nesta segunda em todo o país

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s