Começa nesta segunda-feira (05) a campanha de vacinação para atualização da caderneta vacinal e a campanha de vacinação contra poliomielite. A ação será realizada até o dia 30 de Outubro, em Unidades Básicas de Saúde como Clínicas da Família e Postos de Saúde.
A ação tem o intuito de garantir que crianças e adolescentes consigam completar a caderneta de vacinação, já que, segundo informações do Programa Nacional de Imunização do Ministério da Saúde, metade das crianças em todo o país não foram imunizadas por todas as vacinas previstas em 2020.
A enfermeira Alessandra Borba chefia o departamento de enfermagem de um posto de saúde do Município do Rio de Janeiro e trabalha na área de imunização. Ela enfatiza a importância de levar os filhos para se vacinar, para garantir que determinadas doenças permaneçam erradicadas e não saiam do controle, como aconteceu com o Sarampo. E completa sobre a seriedade e o impacto de grandes campanhas como essa.
“O objetivo da atualização da caderneta da criança e do adolescente é reduzir o risco de adoecimento por doenças imunopreviníveis, e contribui para o controle, eliminação e ou erradicação das doenças”, conclui a enfermeira.
A engenheira Michelle Falcão, de 40 anos, é mãe da pequena Sophia, de 1 ano. Com a caderneta quase toda em dia, Michelle afirma que dificilmente deixa de vacinar a filha e que vai aproveitar a chance, não só para completar as vacinas que estiverem faltando, mas também para imunizá-la contra uma doença tão perigosa como a poliomielite. Ela acrescenta contando o porquê de manter com esse compromisso.
“Acho importante vacinar para que seu organismo desenvolva anticorpos para combater a possível doença e mantê-la protegida. Em nenhum momento pensei em não levá-la para vacinar por causa da pandemia. Inclusive já a levei tomando os possíveis cuidados e vou levar novamente”, afirma Michelle.
Segundo o Ministério da Saúde, mais de 11 milhões de crianças entre 1 e 5 anos devem ser vacinadas contra a poliomielite, e a meta é atingir pelo menos 95% desse público. Já crianças e adolescentes até os 15 anos podem comparecer para se imunizar de acordo com o Calendário Nacional de Vacinação.
LEIA TAMBÉM: Coronavírus: Brasil perto de 5 milhões de casos confirmados
Bárbara Souza – 6° período
0 comentário em “Campanhas de vacinação começam nesta segunda em todo o país”