Diversidade Humana Educação

Frente Feminista realiza Primeira Jornada de Mulheres em Relações Internacionais

Pensado pelas alunas de RI da UVA, encontro online sobre a atuação da mulher é realizado durante a semana

A I Jornada de Mulheres em Relações Internacionais começou nesta segunda-feira (21), e vai se estender por toda semana, até sexta-feira (25). Realizado de forma completamente online por meio de reuniões no Google Meet, o evento tem como proposta abordar as questões de gênero aplicada às pautas do curso de RI.

Criado pelas alunas de Relações Internacionais da Universidade Veiga de Almeida (UVA) em 2016, a Frente Feminista de RI é a responsável pelo evento. Ela atua o ano todo com o acolhimento, empoderamento e conhecimento das mulheres, e abriga estudantes de todos os cursos.

A coordenadora da Frente Feminista, Fernanda Mello, de 24 anos, cursa o último período de Relações Internacionais na UVA. A estudante explica que, desde a sua criação, o projeto coordena o Encontro de Diversidade Humana que já teve três edições. Com a pandemia, a antiga vontade do grupo em realizar um encontro específico para Relações Internacionais, se tornou realidade.

Apesar disso, Fernanda acredita que a Jornada consegue abranger várias áreas, uma vez que as mesas falam sobre as mulheres no mercado de trabalho, em geral. “Tivemos procura de muitas pessoas de outras áreas também, pois falar sobre gênero em um evento totalmente online, é desafiador.

Fernanda Mello acrescenta:

“A Jornada confere em dar destaque à atuação das mulheres em RI, o que contribui para que o público alvo seja feminino e da área. No entanto, ressaltamos que o evento é totalmente aberto a todas e todos e de qualquer área”, conclui.

E a Turismóloga Alice Schmidt, de 27 anos, é a prova desse alcance. Após saber da jornada pelas redes sociais, ela participou de praticamente todas as atividades e diz o que tem achado do evento até agora. “Estou achando incrível. O evento está organizadíssimo e apesar de ser virtual está sendo bem dinâmico”, afirma a Turismóloga, que em seguida complementa sobre a importância do tema.

“É muito importante ter iniciativas assim para que as mulheres estejam cada vez mais engajadas e informadas. Nem todos possuem tempo ou sabem onde pesquisar sobre esses temas então é muito bom poder se informar e refletir sobre questões tão importantes pra nós como sociedade junto com outras mulheres”, conclui Alice.

Além de alunas, algumas ex-alunas da UVA também compõe esse time de mulheres da Frente Feminista. A Analista Internacional Samanta Viana, de 27 anos, passou a fazer parte em 2017 e permanece desde então. Ela afirma que um dos grandes objetivos desse grande encontro é de levar conhecimento e permitir que elas tenham mais consciência sobre o que está acontecendo.

“O assuntos que estão sendo abordados são muito interessantes, as mulheres que tem vindo falar com a gente tem trazido coisas muito ricas pra falar e eu acho que até agora a gente está atingindo esse objetivo”, Samanta finaliza.

O ciclo de debate segue com duas mesas hoje a noite. Uma às 18h sobre “Mulheres na Diplomacia”, outra às 19h sobre “Questões de Gênero e a emergência do Feminismo nas RI”, e se encerra amanhã com o tema “Gênero e as eleições nos EUA e no Brasil: Contribuições do Feminismo interseccional”, às 18h.

As inscrições ainda estão disponíveis, e os links das reuniões são enviados 1 hora antes das palestras começarem. Além disso, serão entregues certificados que valem 5 horas de atividade complementar para cada mesa.

LEIA TAMBÉM: Clipe retrata histórias de mulheres de periferias cariocas durante a pandemia

Bárbara Souza – 6° período

2 comentários em “Frente Feminista realiza Primeira Jornada de Mulheres em Relações Internacionais

  1. Pingback: Ministério Público atualiza portaria sobre aborto legal | Agência UVA

  2. Pingback: Ministério Público atualiza portaria sobre aborto legal | Agência UVA

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s