Mais de 138.000 pessoas morreram de Covid-19 no Brasil. Diante desse quadro, a arquiteta Crisa Santos criou o Memorial In-finito, idealizado com o objetivo de homenagear as vítimas do vírus. A obra foi inaugurada no último domingo (20), no cemitério da Penitência, no Caju, Zona Portuário do Rio de Janeiro.
(Imagem: Reprodução / Instagram / Crisa Santos Arquitetos)
Crisa Santos comenta que o projeto surgiu diante da tristeza dos enlutados e da impossibilidade de despedida por conta do distanciamento social. “A necessidade de dar continuidade ao luto é muito importante, e foi daí que surgiu o Memorial In-finito”, explica Crisa.
A estudante de Arquitetura e Urbanismo, Anna Clara Pessoa, de 19 anos, classificou o projeto como de grande importância. “Homenagear as vítimas é dar voz a um povo que não teve sua chance de falar e reconhecer o valor de cada uma delas. Transparecer essa importância nas ruas da cidade é essencial para que nós, que ficamos aqui, possamos aprender com o legado que esses cidadãos deixaram”, comenta Anna.
O monumento, que contém 39 metros, quase três toneladas de aço oxidado, e levou uma semana para ser montado, têm espaço para receber até quatro mil nomes. Para isso, as famílias que perderam seus parentes por conta da doença no estado do Rio e querem prestar a homenagem, devem entrar em contato com o administração do cemitério.
Rochelle Silva, estudante de Jornalismo de 21 anos, perdeu uma tia de consideração por conta da Covid-19. Para ela, é indispensável homenagear as pessoas que se foram. “É uma forma de dizer o sentimento de perder entes queridos de uma forma tão brutal e rápida”, diz Rochelle.
Em dados divulgados pelo Ministério da Saúde atualizado às 18h30 de 23/09/2020, 4.624.885 casos de Covid-19 foram confirmados, com 138.977 óbitos e 3.992.886 recuperados.
José Paulo Sobral – 4° período
Bela iniciativa da arquiteta Crisa Santos! 👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏
Pingback: Arquiteta Crisa Santos conta detalhes sobre memorial criado em homenagem às vítimas de Covid-19 | Agência UVA