Dietas que prometem emagrecimento rápido podem trazer sérios riscos à saúde

“Emagreça 5 kg em uma semana.” É inegável que todo mundo já leu essa tão tentadora frase em algum site da web. Inúmeras receitas de emagrecimento rápido podem ser facilmente encontradas ao navegar online. No entanto, apesar de parecer convidativa, essas dietas “milagrosas” podem ser extremamente prejudiciais à saúde.

E não é necessário muito esforço para encontrar os mais diversos tipos de dietas: da proteína, do carboidrato, dos pontos, da sopa, entre muitas outras. Mas o que geralmente fica implícito é que tais mudanças radicais na alimentação alteram não só o metabolismo como também podem causar o chamado “efeito sanfona”.

Na maioria das vezes, as receitas achadas na internet que prometem a perda de peso são restritivas. Ou seja, proíbem ou limitam o consumo de alguns alimentos. Essas dietas não levam em conta o metabolismo do indivíduo e cada corpo reage de uma maneira às mudanças na alimentação. Por isso, tais alterações radicais prescritas por algumas dietas online podem causar déficits de vitaminas, minerais e até o aumento do colesterol.

Em alguns – muitos – casos, a pressa e a vontade de perder os indesejados quilinhos a mais são levados mais em conta do que a própria dieta. E, apesar de ser errada a sentença “nenhuma receita da web é confiável”, saber as fontes das informações – quem receitou a dieta, se há alguma restrição – é de extrema relevância.

tjmyrsty

A busca pelo “corpo perfeito” é um dos principais motivos para tantas pessoas procurarem o emagrecimento rápido, afirma Victor Guimarães, 20 anos e seguidor de dieta online. Ele acredita que algumas receitas encontradas na web, principalmente as que prometem muito em pouco tempo, podem trazer malefícios à saúde: “Muitas vezes os benefícios são apenas estéticos”.

Outra seguidora de receitas online é Luíza Gomes, estudante de 20 anos, que já sofreu complicações ao seguir dietas à base de proteína. “Eu só podia me alimentar de proteínas e, além de me dar sensação de fraqueza, me deu alguns problemas no fígado”. A estudante diz que, por praticar exercícios físicos, agora toma mais cuidado ao seguir receitas da internet e explica o motivo que fez com que ela procurasse por ajuda online: “Nos dias de hoje, não estar dentro dos padrões de beleza pode se tornar algo desesperador, o que faz com que as pessoas procurem métodos fáceis e rápidos de emagrecimento”.

Carolina Nascimento, estagiária de Nutrição, afirma que as receitas prescritas na internet geralmente não são feitas por nutricionistas, podendo prejudicar o funcionamento do corpo. E, por isso, não é recomendado fazer uso de métodos rápidos de emagrecimento sem acompanhamento nutricional. Ela também relembra que a prática de exercícios físicos, quando acompanhada por profissionais da área, é fundamental para um emagrecimento saudável. “As dietas milagrosas são limitadoras e, portanto, provocam deficiências de certos nutrientes essenciais para o desempenho do organismo”.

dfesheh

A coordenadora de Nutrição do Hospital Badim, Cláudia Simplício, afirma que é necessário ter cautela ao seguir dietas online, pois, na maioria das vezes, os seguidores não sabem sua procedência. E explica o quão fundamental é a ajuda de um profissional. “O nutricionista é capaz de recomendar o necessário para cada indivíduo de acordo com seus dados antropométricos e adaptar a dieta com suas composições químicas adequadas em calorias, proteínas, vitaminas e minerais”.

 

Algumas doenças que podem ser causadas pelo consumo excessivo ou a falta de certos nutrientes:

  • Dietas ricas em proteínas podem sobrecarregar os rins e o fígado, tendo em vista que esses são os órgãos responsáveis pela metabolização da proteína;
  • A falta de fibras altera o bom funcionamento do intestino e pode facilitar o surgimento de câncer;
  • O consumo excessivo de gorduras pode resultar em aumento nos níveis de colesterol e triglicerídeos, o que pode ocasionar o surgimento de doenças graves.

 

3 perguntas que devemos nos fazer antes de iniciar uma dieta?

  • Vou conseguir manter essa alimentação depois que alcançar meu objetivo?
  • Vou realmente me comprometer ou vou fugir da dieta sempre que possível?
  • Essa receita tem os nutrientes necessários para o bom funcionamento do meu corpo?

 

Atitudes que podem ser tomadas, além da dieta, para ajudar no emagrecimento saudável:

  • Ter atitudes positivas;
  • Fugir do estresse e da ansiedade;
  • Informar-se;
  • Manter o foco no objetivo;
  • Não desistir;
  • Praticar exercícios físicos.

Reportagem de Larissa Rocha para a disciplina Projeto Interdisciplinar de Jornalismo Impresso

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s