Meio Ambiente

Brasil sofre aumento preocupante de mudanças climáticas em 2020

Índice de desmatamento ambiental aumentou em 60%, sendo que cerca de 3 mil queimadas ocorreram apenas neste ano.

Brasil, um país de clima tão vasto também está passando por complicações ambientais de igual proporção. Diversos fenômenos meteorológicos, como as queimadas nas áreas da região Sul e Sudeste, vem influenciando negativamente o clima brasileiro e aumentando drasticamente o índice de desmatamento desde o começo de 2020.

De acordo com fontes do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazonia (IPAM), o índice de desmatamento aumentou em 60% na parte setentrional da Região Amazônica, em região que se estende pela pela Mata Atlântica até os Pampas gaúchos. Além disso, foram contabilizados 39.033 problemas somente na Amazônia até o mês de setembro. Para que haja um comparativo, até o final de agosto em 2016, ocorreram apenas 36.333 focos de incêndio no ano.

O número de queimadas aumentou em 3 mil casos em apenas um ano. Isso se deve ao período de estiagem ao qual a floresta equatorial está inserida, mas também ao aumento excessivo de queimadas ilegais feitas pelo ser humano. Os pesquisadores do IPAM chamaram a atenção para o Acre, que registrou do início do ano até esta segunda (14) cerca de 2.498 focos de queimadas, número que marca 196% de alta em relação ao mesmo período do ano passado e 38% a mais do que em 2016, quando houve uma seca extrema ocasionada por um forte El Niño.

Nas regiões ao sul do país, outras questões meteorológicas estão entrando em conflito com o dia a dia da população de Santa Catarina. De acordo com Leandro Puchalski, meteorologista da NSC Comunicação, o estado catarinense pode ter a presença do Ciclone Bomba, fenômeno que causa uma onda perigosa de ventos fortes, que atualmente se encontra próximo do Uruguai. Até a publicação desta matéria, ele se encontra no mar, na altura do Sul gaúcho, bem afastado. Apesar disso, não há nenhuma chance desse fenômeno afetar o estado de Santa Catarina ao longo desta terça-feira (15).

Daniel Tenório, 6° período

0 comentário em “Brasil sofre aumento preocupante de mudanças climáticas em 2020

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s