Diante da pandemia de Coronavírus, muitas pessoas estão fazendo o isolamento social sugerido pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e passando muito tempo dentro de casa, trabalhando em home office, procurando fazer exercícios físicos e vendo notícias sobre as consequências do Covid-19, que deixam a população cada vez mais ansiosa e deprimida. Nessa situação delicada, a música tem ajudado a animar o dia das pessoas. Muitos artistas têm feito lives pelo Youtube, Instagram e outros aplicativos em suas residências e com seus próprios equipamentos, tomando todos os cuidados necessários.

Lucas Bento Barboza, DJ e produtor musical, 22 anos, vem animando as pessoas dentro de casa fazendo lives e festas pelo aplicativo Zoom. “Sempre tive um receio das lives, mas precisava divulgar meu trabalho de alguma forma, então vim tentando produzir bastante e vi pessoas que, nesses tempos, estão dependentes de entretenimento. Resolvi gravar sets e lançar em lives para animar as pessoas”. Essas transmissões também têm o intuito de fazê-lo não perder o contato com os amigos e fãs, pois ele sente falta da pista, de fazer as pessoas dançarem e de sentir o “calor humano”.

Quem também tem apostado na música como aliada é Tainá Pinho Seabra, cantora e compositora, 21 anos, que faz cover para o Facebook e para o Youtube desde 2013. Em 2019, lançou sua primeira música autoral. A pandemia afetou muito sua rotina, pois estava com vários projetos para esse ano. “Eu e meus amigos criamos nossa própria gravadora, mas com essa pandemia fica difícil voltar a trabalhar, então resolvi fazer lives no Instagram para alegrar os dias dos meus seguidores e crescer cada dia mais no mundo da mídia”. Na varanda de sua casa, ela também resolveu fazer um show para distrair seus vizinhos nessa quarentena.
Em virtude desta nova demanda, o Youtube vem crescendo muito durante a pandemia devido às lives. Já no Instagram, sempre existiram lives, mas, com a quarentena, aumentaram as visualizações. Com a pandemia, muitas pessoas começaram a fazer shows, professores de Educação Física passaram a destacar a importância dos exercícios físicos na rotina, vários debates sobre política têm abordado a situação do país, entre outros assuntos, e as pessoas viram uma brecha para que possam ser ouvidas e divulgar seu trabalho.
*Matéria produzida pela aluna Ana Flávia Nóbrega da Silvas Serafim para a disciplina Teoria e Técnica da Notícia, ministrada pela professora Maristela Fittipaldi.
PARABÉNS, Ana Flávia! Bjs!
Pingback: Clipe retrata histórias de mulheres de periferias cariocas durante a pandemia | Agência UVA