Pandemia mundial faz com que o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), adie o próximo recenseamento para 2021. O concurso para trabalhar nesse processo tem mais de 208 mil vagas abertas para empregos temporários na área de agente censitário e recenseador. O adiamento foi divulgado nesta terça-feira (17), por meio de nota no site oficial do Instituto.
Para as vagas de Agente Censitário Municipal e Agente Censitário Supervisor, a prova aconteceria no dia 17/05 e era necessário ter o nível médio completo. Seriam disputadas 28.138 vagas. Já para a vaga de Recenseador, tinha o mesmo período de inscrição, com apenas o nível fundamental completo. A prova tinha data marcada para o dia 24/05.
“Em função das orientações do Ministério da Saúde relacionadas ao quadro de emergência de saúde pública causado pelo Covid-19, o IBGE decidiu adiar a realização do Censo Demográfico para 2021”
O Supervisor de Pesquisa do IBGE, Luiz Casemiro, fala sobre as funções disponíveis para o processo: “O Agente Censitário Municipal coordena as atividades dentro de um determinado município. Os Agentes Censitários Supervisores vão coordenar as micro-regiões, fazendo a investigação em todo território. Já o Recenseador é a pessoa que vai direto ao domicílio fazer a coleta das informações”, explica.
Como Supervisor de Pesquisa, Luiz comenta sobre como é trabalhar no Instituto e a importância de sempre deixar a população informada:
“É um instituto muito grande, e trabalhar nele é evidentemente interessante. Você aprende muita coisa, em relação a atividade econômica em si, a atividade das pessoas no dia a dia. Nós estamos gerando informações para que as pessoas tenham conhecimento da sua realidade. E informações que são comparadas a nível internacional, que também é importante nesse mundo globalizado hoje”, completa Luiz.
Para quem busca por emprego, nem sempre a vaga de temporário é algo positivo, como relata, Erik Fonseca, desempregado:
“Acho um bom paliativo, mas não resolve a problemática na raiz. Por mais que seja um concurso a nível médio, ou com mais de uma etapa, a ideia de trabalhos temporários, subempregos e autônomos, como entrega de lanches, ou transportes, está deixando a população cada vez mais ansiosa e com medo”, disse.
Apesar de ser uma oportunidade interessante, o trabalho temporário não resolve o desemprego no Brasil. É no que acredita a estudante de Serviço Social, Vitória Pequeno. “Mesmo sendo uma boa oportunidade de desenvolvimento e experiência profissional, a vaga é emergencial e paliativa. Estar ocupando uma vaga temporária não significa estar empregado, sendo assim, não haverá redução no número de desempregados”, completa.
Com alguns pontos importantes levantados sobre o tipo de vaga disponível pelo IBGE, Vitória fala sobre a falta de direitos trabalhistas e a esperança de ter o contrato estendido, para quem está desempregado.
“Quanto maior o desemprego, mais força de trabalho barata disponível. Mais tipos de vagas desprovidas de direitos trabalhistas sendo ocupadas como intermitente, mei e temporários. Apesar disso, dá uma esperança sim. Acredito ser uma boa oportunidade e super válida mesmo que não houvesse a chance de extensão”, disse a estudante.
As inscrições para o processo seletivo que começaram no dia 05/03 e iam até 24/03 no site do Cebraspe, estão suspensas. Quem já efetuou o pagamento, será reembolsado, segundo o IBGE.
Hudson Lisboa – 6º período
Ótima matéria. 👏
Show essa matéria. 👏👏
Excelente matéria.👏
Pingback: Coronavírus nos animais: existe razão para se preocupar? | Agência UVA