Sociedade

IBGE adia processo seletivo devido ao coronavírus

Por recomendações do Ministério da Saúde, censo demográfico é remarcado para 2021

Pandemia mundial faz com que o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), adie o próximo recenseamento para 2021. O concurso para trabalhar nesse processo tem mais de 208 mil vagas abertas para empregos temporários na área de agente censitário e recenseador. O adiamento foi divulgado nesta terça-feira (17), por meio de nota no site oficial do Instituto.

Para as vagas de Agente Censitário Municipal e Agente Censitário Supervisor, a prova aconteceria no dia 17/05 e era necessário ter o nível médio completo. Seriam disputadas 28.138 vagas. Já para a vaga de Recenseador, tinha o mesmo período de inscrição, com apenas o nível fundamental completo. A prova tinha data marcada para o dia 24/05.

“Em função das orientações do Ministério da Saúde relacionadas ao quadro de emergência de saúde pública causado pelo Covid-19, o IBGE decidiu adiar a realização do Censo Demográfico para 2021”

O Supervisor de Pesquisa do IBGE, Luiz Casemiro, fala sobre as funções disponíveis para o processo: “O Agente Censitário Municipal coordena as atividades dentro de um determinado município. Os Agentes Censitários Supervisores vão coordenar as micro-regiões, fazendo a investigação em todo território. Já o Recenseador é a pessoa que vai direto ao domicílio fazer a coleta das informações”, explica.

Como Supervisor de Pesquisa, Luiz comenta sobre como é trabalhar no Instituto e a importância de sempre deixar a população informada:

“É um instituto muito grande, e trabalhar nele é evidentemente interessante. Você aprende muita coisa, em relação a atividade econômica em si, a atividade das pessoas no dia a dia. Nós estamos gerando informações para que as pessoas tenham conhecimento da sua realidade. E informações que são comparadas a nível internacional, que também é importante nesse mundo globalizado hoje”, completa Luiz.

Para quem busca por emprego, nem sempre a vaga de temporário é algo positivo, como relata, Erik Fonseca, desempregado:

“Acho um bom paliativo, mas não resolve a problemática na raiz. Por mais que seja um concurso a nível médio, ou com mais de uma etapa, a ideia de trabalhos temporários, subempregos e autônomos, como entrega de lanches, ou transportes, está deixando a população cada vez mais ansiosa e com medo”, disse.

Apesar de ser uma oportunidade interessante, o trabalho temporário não resolve o desemprego no Brasil. É no que acredita a estudante de Serviço Social, Vitória Pequeno. “Mesmo sendo uma boa oportunidade de desenvolvimento e experiência profissional, a vaga é emergencial e paliativa. Estar ocupando uma vaga temporária não significa estar empregado, sendo assim, não haverá redução no número de desempregados”, completa.

Com alguns pontos importantes levantados sobre o tipo de vaga disponível pelo IBGE, Vitória fala sobre a falta de direitos trabalhistas e a esperança de ter o contrato estendido, para quem está desempregado.

“Quanto maior o desemprego, mais força de trabalho barata disponível. Mais tipos de vagas desprovidas de direitos trabalhistas sendo ocupadas como intermitente, mei e temporários. Apesar disso, dá uma esperança sim. Acredito ser uma boa oportunidade e super válida mesmo que não houvesse a chance de extensão”, disse a estudante.

As inscrições para o processo seletivo que começaram no dia 05/03 e iam até 24/03 no site do Cebraspe, estão suspensas. Quem já efetuou o pagamento, será reembolsado, segundo o IBGE.

Hudson Lisboa – 6º período

4 comentários em “IBGE adia processo seletivo devido ao coronavírus

  1. Ótima matéria. 👏

  2. Show essa matéria. 👏👏

  3. Excelente matéria.👏

  4. Pingback: Coronavírus nos animais: existe razão para se preocupar? | Agência UVA

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s