Esporte

Muricy Ramalho, ex-técnico de futebol, completa 65 anos

Vencedor de campeonatos importantes, o antigo treinador recebeu diversas homenagens nas redes sociais

Quatro Campeonatos Brasileiros, três Paulistões, uma Libertadores e até mesmo troféus em Terras estrangeiras. Essas são apenas algumas conquistas do vasto currículo do ex-treinador de futebol Muricy Ramalho, aniversariante desta segunda-feira (30). São 65 anos destinados ao futebol, rodeados de glórias e comemorações.

Muricy iniciou sua trajetória nas categorias de base do São Paulo Futebol Clube. No time paulista, atuou de 1973 até 1979, conquistando um Campeonato Paulista e Brasileirão. O atacante marcou 26 gols com a camisa tricolor antes de se transferir para o futebol mexicano. Venceu o campeonato nacional antes de retornar ao futebol brasileiro.

Antes de aposentar em 1985, ainda jogou pelo tradicional America do Rio de Janeiro. No México, iniciou a carreira de treinador dirigindo o Puebla. Passou por muitas equipes antes da passagem vitoriosa pelo São Paulo, em 2006. Pelo time do Morumbi, foi tricampeão brasileiro e vice da Libertadores.

Muricy Ramalho é considerado um dos principais Ídolos da História do São Paulo (Foto: São Paulo/Reprodução)

Em 2010, levou o Fluminense ao título brasileiro após um jejum de 26 anos. A passagem no Tricolor das Laranjeiras foi marcante, já que Muricy recusou ser técnico da Seleção brasileira para permanecer no Fluminense. No ano seguinte, uma nova glória, desta vez pelo Santos. Com um time repleto de estrelas, incluindo Neymar, Muricy conquistou a Libertadores da América.

Treinou o Flamengo em 2016 antes de se aposentar no mesmo ano, devido à problemas de saúde. Há cinco anos atua como comentarista esportivo no canal SporTV. Nesta segunda-feira, as redes sociais movimentaram inúmeras mensagens e homenagens para Muricy Ramalho.

Repórter das rádios Web Total e Grande Rio, Bruno Villafranca afirma que Muricy Ramalho foi um dos melhores treinadores do Brasil da última década, por sua capacidade de trabalho através da integração de elenco. Ele considera que a passagem mais marcante do ex-treinador foi no Santos, já que o time conquistou o principal campeonato de futebol da América do Sul, a Libertadores.

O repórter também acredita que Muricy ainda exerceria um trabalho de ‘ponta’ caso voltasse para beira dos gramados.

“Se ele voltasse a trabalhar, tudo indica que continuaria sendo um treinador de qualidade, vencendo campeonatos nos times que iria comandar”, diz Bruno.

Muricy hoje atua como Comentarista do Canal SporTV (Foto: SporTV/Reprodução)

Para o torcedor do Fluminense, Carlos Batista, Muricy Ramalho é um dos melhores técnicos que o clube carioca já teve. Ele comenta que o treinador era uma das principais engrenagens do título brasileiro de 2010, e pensa que outras taças também poderiam ter sido conquistadas caso o mesmo não saísse do clube.

Apesar disso, Carlos afirma que o fato de Muricy ter recusado o convite para seleção brasileira, foi fundamental para a conquista tricolor do Brasileirão de 2010.

“Aquele era o momento dele, estava no auge. Então a recusa aumentou o vigor dos jogadores para a sequência do campeonato”, desenvolve o torcedor.

Como jogador foram apenas 3 títulos, já no comando técnico o número chega à 16. Com uma carreira brilhante e conquistas por diversos clubes, Muricy Ramalho é um dos principais personagens do futebol brasileiro das últimas décadas e segue sendo recordado pela sua fama de ter conquistado troféus nas principais equipes do país.

LEIA MAIS: Grammy anuncia indicados de 2021

João Henrique Reis – 4° período

1 comentário em “Muricy Ramalho, ex-técnico de futebol, completa 65 anos

  1. Pingback: Revista francesa “France Football” divulga o melhor time da história | Agência UVA

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s