Esporte

Fórmula 1 anuncia planos de zerar emissão de carbono até 2030

Principal categoria do automobilismo mundial vem tomando medidas para tornar o esporte mais sustentável

Por meio de um comunicado oficial da Federação Internacional de Automobilismo (FIA), a Fórmula 1 anunciou nesta terça (12) um grande passo rumo a um futuro mais sustentável para o esporte. Diretores da categoria se comprometeram à zerar a emissão de gás carbônico e eliminar completamente os componentes de plástico até a temporada de 2030, o que em termos de tecnologia será uma revolução sem precedentes.

Desde o início dos anos 2000, a Fórmula 1 já vinha fazendo tentativas de reduzir a emissão de gases por meio da troca dos motores por modelos menos poluentes. Os grandes motores V12 foram substituídos pelos menores V10 e V8, até os atuais V6 híbridos, que, além da combustão, também utilizam um sistema de recuperação de energia. O V6 híbrido gera bastante discussão entre os fãs da categoria, por conta do som emitido, que se parece com um zunido de abelha.

Carros devem passar por grandes modificações nas próximas temporadas. (Foto: Divulgação/Formula 1)

Contudo, na temporada 2030 a unidade de potência ainda deverá ser híbrida, possivelmente, com a utilização de motores de combustão interna. A outra alternativa, que seriam os motores elétricos, é inviável, pois já existe uma categoria cujo diferencial é exatamente o fato de os carros serem movidos a energia elétrica, a chamada ‘Fórmula E’.

Segundo os diretores da FIA, o plano envolve não só as corridas, mas também toda a estrutura e transporte de um evento da Fórmula 1. Sobre isso, os executivos da categoria dizem que é “um plano complexo, porém executável”.

Vale lembrar que desde a aquisição da Fórmula 1 pela empresa norte-americana ‘Liberty Media’, a categoria vem passando por uma série de mudanças, visando um espetáculo mais atraente para o público. Uma das mudanças já confirmadas é que, a partir de 2021 os carros serão bem diferentes dos atuais, com um novo formato aerodinâmico que deve deixar a competição mais disputada, evitando a soberania de uma ou duas equipes, como tem acontecido nos últimos anos.

Daniel Fernandes – 8° Período

0 comentário em “Fórmula 1 anuncia planos de zerar emissão de carbono até 2030

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s