Cultura

Flin discute papel da mulher negra na sociedade brasileira

Feira de Literatura Ideias e Negócios promove exposições e debates relacionados ao movimento negro, na Biblioteca Parque Estadual, no Centro do Rio

A segunda edição da Feira de Literatura Ideias e Negócios (Flin), conta nesta sexta-feira (11), com seu último dia de atividades. A feira, que começou no dia 8 desse mês, teve como foco a promoção de marcas de empreendedoras negras, a realização de mesas de discussão sobre a desigualdade racial e de gênero no Brasil, além de ações de representatividade.

O evento foi organizado pelo Conselho Estadual dos Direitos dos Negros (Cedine) e realizado na Biblioteca Parque Estadual, no Centro do Rio, e teve rodas de conversa e ações com as mais diferentes temáticas: da culinária à moda, tudo realizado por negros, e relacionado à cultura afro-brasileira.

Mesa de debates sobre o papel da mulher negra na sociedade brasileira de hoje, no terceiro dia da Flin (Foto: Matheus Marques/Agência UVA)

Uma das mulheres que expôs seus produtos na Flin, a estilista e designer Kádina Bastos, 54, dona de uma marca de roupas e acessórios que leva seu nome, fala sobre a falta de espaços de comercialização oferecidos a pequenas empreendedoras negras e da periferia como ela:

“Aqui a gente tem a oportunidade de alcançar um público que nós, as vezes, não temos condição de pagar para encontrar em feiras e stands. Então, isso aqui é uma oportunidade para a gente, mulher negra, periférica. É importante estarmos em espaços como a Flin fazendo um desfile. Isso dá uma outra visibilidade para o nosso trabalho. Uma parceria bonita, que deu certo”.

A estilista Kádina Bastos no stand de sua marca na Flin (Foto: Matheus Marques)

A deputa federal pelo RJ e ex-governadora do estado, Benedita da Silva, 77, participou de uma das mesas de debate no terceiro dia da Flin. Ela acredita que eventos como esse são de extrema importância para promover o empreendedorismo da mulher negra. “Essa mulher negra empreendedora é uma base da economia brasileira”, comenta a deputada.

A deputa federal Benedita da Silva (PT-RJ) posa com empreendedoras na Flin (Foto: Matheus Marques/Agência UVA)

Benedita, que é presidente da comissão de cultura da Câmara do Deputados, fala ainda sobre a necessidade de valorizar o papel cultural do negro no atual momento do país:

“É um momento em que nós estamos nos colocando no mesmo nível do que qualquer outra feira que se possa fazer, apresentando todas as riquezas existentes, não só na parte de culinária, mas de artesanato, da arte, a cultura brasileira que tem suas fortes raízes na população negra”, afirmou Benedita.

Léticia Brenda no stand da editora e livraria Nandyala na Flin (Foto: Matheus Marques/Agência UVA)

Letícia Brenda, 23, trabalha na editora e livraria Nandyala, que possui em sua coleção somente obras de autores negros e, em sua maioria, relacionadas a temas étnico sociais. De acordo com ela, é fundamental a existência de eventos como a Flin, visto que vivemos em um país fortemente racista em que não se valoriza a cultura afro.

“Quanto mais informação e quanto mais se mostrar a cultura negra, o empreendedorismo negro, onde a gente coloca que nós temos vez sim! De fato hoje no país nós estamos ganhando um espaço, que ainda é pouco, por conta da nossa história, mas a gente está conseguindo devagar ir subindo nossos degraus”, afirma Letícia.

Nesta sexta (11), último dia desta edição da Flin, a programação conta com atividades até as 17h, que além dos diversos stands, de comida, moda e livros, ainda oferece um debate sobre literatura negra no Brasil, no auditório da Biblioteca Parque Estadua, no centro do Rio.

Confira mais imagens da FLIN

Matheus Marques – 8º período

0 comentário em “Flin discute papel da mulher negra na sociedade brasileira

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s