Geral Saúde

Campanha de vacinação contra o sarampo pretende atingir 95% da meta até o dia 25 de Outubro

Neste primeiro momento, o Ministério da Saúde busca atender crianças de 6 meses a 5 anos incompletos

A campanha nacional de vacinação em combate ao sarampo inicia nesta segunda-feira em todos os municípios brasileiros. Ministério da Saúde pretende vacinar 95% do público-alvo, que corresponde a bebês a partir de seis meses até crianças com cinco anos incompletos, durante o período que se estende até o dia 25 de outubro. 

A doença se desenvolve mais rápido nesta parcela da população, caso não se imunizem, aponta o Ministério da Saúde. “No momento a campanha é direcionada às crianças, mas se aparecerem adultos de até 50 anos que não têm duas doses da tríplice viral eles podem se vacinar”, informa a agente comunitária de saúde, Angela Amado, que trabalha na Clínica da Família Eidimir Thiago de Souza.

De acordo com o órgão, o sarampo é considerado uma enfermidade infecciosa grave, causada por um vírus. Há um elevado risco de transmissão, que ocorre de maneira semelhante à gripe e pode gerar complicações, como o desenvolvimento de pneumonia. 

Sintomas suspeitos de sarampo:

  • febre
  • tosse
  • coriza nasal
  • vermelhidão na pele
  • mal-estar 

Apesar de todos os alertas contra a doença, a vacina, única forma efetiva de prevenção, ainda não é a escolha de todos os cidadãos, já que o número de casos aumenta em todo o mundo desde 2016, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS). Um relatório publicado em agosto de 2019, evidência que a incidência da doença está três vezes maior, se comparada ao mesmo período em 2018. 

Os dados insatisfatórios também aparecem no Brasil. Em 19 estados, o país registrou 5.504 casos confirmados de sarampo. Além disso, seis mortes ocorreram devido às complicações da doença. São Paulo é o estado que registra o maior número de ocorrências, seguido pelo Rio de Janeiro e Bahia.

Os órgãos públicos investem em estratégias para reverter a situação. Como forma de incentivar a adesão à campanha de vacinação, o governo federal irá disponibilizar uma verba extra aos municípios que conseguirem atingir 95% do público-alvo ou mais. O valor total do incentivo financeiro é de R$ 206 milhões, que serão divididos de acordo com a população de cada um dos estados, calculando R$ 1 por cidadão. 

A meta do governo consiste em vacinar 2,6 milhões de crianças na faixa prioritária e 13,6 milhões adultos nas primeiras duas fases. A vacinação para os adultos  entre 20 e 29 anos ocorrerá no período de 18 e 30 de novembro, com o objetivo de reforçar a imunização porque muitas pessoas dessa faixa etária receberam apenas uma dose da vacina na infância. Este grupo deve ser vacinado também devido sua idade reprodutiva, assim os filhos que nascem precisam ter esses anticorpos.

Júlia Reis – 6º período

0 comentário em “Campanha de vacinação contra o sarampo pretende atingir 95% da meta até o dia 25 de Outubro

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s