Na primeira palestra do Seminário desafios do jornalismo, que ocorreu nesta segunda (30), a jornalista Ana Araña participou do debate sobre a cobertura em áreas de conflito. No decorrer da palestra, outros tópicos foram abordados, como a diferença de gerações e os novos caminhos do jornalismo.
A palestra mediada pelo professor e pesquisador Antonio Cláudio Brasil, teve como foco primário a segurança dos jornalistas em áreas de conflito. Foram citados números de jornalistas mortos nos últimos anos, entre eles, o emblemático assassinato de Tim Lopes, morto por traficantes enquanto fazia uma reportagem.

Aranã falou ainda sobre a confiança do público no jornalismo e a forma como as notícias chegam até ele. Além disso, a jornalista falou sobre a atual geração de consumidores de informação, a chamada “Geração Z”, que segundo ela, se incomoda com a negatividade das notícias, com o tom que os repórteres apresentam os fatos. Essa geração ainda sente falta de um novo formato, feito para as redes sociais.
A palestrante comentou em entrevista sobre a percepção do jornalismo brasileiro ao redor do mundo: “Vocês tem uma boa reputação, de um bom jornalismo, respeitados, em que as mídias têm recursos para fazer um bom jornalismo”, disse.
Daniel Fernandes – 8° Período
0 comentário em “Jornalista Ana Araña participa do Seminário desafios do jornalismo”