Geral

Queimadas na Floresta Amazônica crescem mais de 80% e assustam população

Segundo o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações já são 38.228 focos de incêndio na Amazônia

Todos os anos, a Amazônia apresenta focos de incêndio. No entanto, dados do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (Inpe) mostravam que em 2019 a quantidade de queimadas bateria número recorde. Recentemente, o Inpe divulgou que o aumento representaria 82% a mais em comparação a 2018. Já se pode observar que, até o mês de agosto, a Amazônia concentra 52,5% das queimadas do país.

Assim como a maior floresta tropical do mundo, o Cerrado e a Mata Atlântica também estão sofrendo com as queimadas. Esses biomas representam 30,1% e 10,9% das queimadas, respectivamente. Esses dados representam um número de 72.843 incêndios; quantidade que o Brasil nunca tinha registrado. Além das áreas de proteção ambiental, territórios indígenas também estão sendo afetados e já representam um número de 68 incêndios.

Para o coordenador do curso de Engenharia ambiental, Cézar Pires, a exploração dos recursos naturais da Amazônia deve ser feita de forma responsável. “Existem várias técnicas sustentáveis modernas que levam em consideração questões sócio ambientais, feitas por empresas eficientes, sob concessão e regulação pública e pagando impostos”, conta o professor.

Os efeitos das queimadas não respeitam as fronteiras. No dia 19 de agosto, São Paulo viu o dia virar noite por volta das 15h. Muitos moradores da maior cidade do Brasil ficaram assustados com o acontecimento, já que nuvens escuras encobriram a metrópole. Meteorologistas afirmaram que este fenômeno isolado ocorreu devido a junção da frente fria com a fumaça das queimadas no Centro-Oeste, que foram trazidas até a região Sudeste.

Além de as fumaças terem atingido São Paulo, países vizinhos como Argentina, Uruguai, Peru e Bolívia também estão recebendo vestígios das queimadas da Amazônia. Os incêndios estão fora de controle e ganhando proporções que já extrapolam os limites brasileiros.

A Agência Espacial Norte Americana (Nasa) divulgou esta semana diversas imagens de satélite nas quais pode ser vista uma camada densa de fumaça sobre os estados de Rondônia e do Amazonas. Segundo a Nasa, a fumaça acinzentada no mapa espalhada por todo o país é resultado das queimadas que atingem a região amazônica desde o fim de julho.

Imagem registrada pelo satélite da Nasa no dia 20 de agosto de 2019 (Foto: Divulgação Oficial)

O Engenheiro ambiental completa que as queimadas podem ser prejudiciais para o Planeta: “Estes incêndios intensificam a emissão de CO2, causando o conhecido efeito estufa e as mudanças climáticas oriundas do aquecimento do planeta”, explica.

Repercussão Mundial

Além do Brasil, as queimadas na Amazônia também ganharam destaque em várias partes do mundo. As hashtags #PrayForAmazonia e PrayForAmazonas tiveram destaques nas mídias. Um dos jornais mais renomados dos Estados Unidos, The Washington Post, disse: “As queimadas na Amazônia podem acelerar o aquecimento global e causar danos permanentes ao berço da biodiversidade”.

O ator de Hollywood, Leonardo DiCaprio, também comentou sobre o que tem acontecido no solo brasileiro: “Aterrorizante pensar que a Amazônia é a maior floresta tropical do planeta e tem pegado fogo e queimado nos últimos 16 dias consecutivos, literalmente, sem cobertura da mídia! Por quê?”, desabafa o ator.

A ativista dos direitos dos animais e da preservação meio ambiente, Luísa Mell, também se revoltou nas redes sociais. No Instagram, ela postou um texto falando do descaso do governo com leis ambientais. “A floresta veio até aqui pedir socorro! Nosso ar está doente. Vamos esperar ficarmos sem água para acordar? É tempo de despertar! A destruição da floresta não começou neste governo. A bancada ruralista manda e desmanda aqui há tempos”, comenta a ativista.

View this post on Instagram

A floresta arde em chamas… ontem o dia virou noite em SP. Aquele céu cinza que nos assustou, era a Amazônia, o Cerrado, o Pantanal… Eram nossas matas pedindo socorro e nos dando, talvez um ultimo aviso. Eram as cinzas de árvores que se foram, de ecossistemas inteiros que estão morrendo. Era um recado para quem acha que Amazônia fica longe da metrópole. Que celebra cada afrouxamento da lei ambiental. Que comemorou o afastamento do Diretor do Inpe, pois o presidente acha que mentir os números pode esconder a verdade. Era um aviso para quem acha que demarcação de terra indígena e unidades de conservação são coisas supérfluas que atrapalham o desenvolvimento. Para vc que aplaudiu nosso presidente desdenhar de 300 milhões do Fundo da Amazônia, qd n temos dinheiro para conter incêndios florestais , nem@fiscais… fica a pergunta: até quando? Vms esperar o q? A floresta veio até aqui pedir socorro! Nosso ar está doente. Vms esperar ficarmos sem água para acordar? É tempo de despertar! A destruição da floresta, não começou neste governo. A bancada ruralista manda e desmanda aqui há tempos. Mas é inegável que com Bolsonaro encontrou seu apogeu. Com Bolsonaro perdeu todos os limites. Há décadas, a ganância, gula e cegueira coletiva transformam a maior floresta tropical do mundo em@pasto para boi e em plantações de soja( usada para engordar os animais). Eu grito há anos, quase que sozinha: a carne que vcs comem, n tem só o sangue e sofrimento dos animais. Tem a destruição da floresta. Sem floresta, chegará o tempo mais sombrio e doloroso da história da humanidade. A carne de hj Tem sangue de toda a humanidade. #govegan Independente de quem votou em quem. Sem ar, sem água, com comida envenenada… sofreremos todos. Petistas, bolsominion, ateus, religiosos, judeus, árabes, cristãos, evangélicos… esta luta tem que ser de todos nós! É urgente! #savetheamazon

A post shared by Luisa mell (@luisamell) on

Tainá Valiati – 7° período

0 comentário em “Queimadas na Floresta Amazônica crescem mais de 80% e assustam população

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s