Cultura

Museu de Arte do Rio reinaugura Biblioteca e Centro de Documentação

Após quatro meses de reforma, o museu reabre esses espaços para o público no dia 24 de agosto, com atividades das 10h às 18h

A Biblioteca do Museu de Arte do Rio (MAR) retoma suas atividades mostrando aos visitantes um novo ambiente de exposições: o “Espaço Orelha”, que será inaugurado com a primeira mostra individual do artista Mulambö: “Mulambö – Tudo Nosso”.

Biblioteca do Museu de Arte do Rio. (Foto: Divulgação)

O trabalho do artista Mulambö busca valorizar símbolos da periferia do Rio de Janeiro, aproximando sua arte da vida de pessoas que, assim como ele, cresceram longe dos grandes centros. Suas obras são compostas por desenhos e pinturas feitos em diferentes suportes, como papel, papelão, prancha de surfe, bandeira, entre outros.

Obra do artista Mulambö – Série Armas. (Foto: Divulgação)

Além da exposição principal, o evento vai contar com uma feira de publicações independentes e artes gráficas, lançamento de livro, oficina de origami para crianças, oficina de livros de artista e encadernação artística para adultos e adolescentes, sarau e DJ.

Confira a lista de atividades:

  • 10h às 12h: Lançamento do livro Menino Movimento, de Sandra Santos e Denise Calasans e oficina de criação com Maria Rita Valentim e David Benaion. Esta é destinada às crianças de 6 a 9 anos, que poderão experimentar a dobradura para fazer com que o papel tome a forma de alguns animais. As vagas são limitadas e podem ser feitas aqui.
  • 14h às 16h: Oficina Mulamba de Livro de Artista, com André Vargas e Priscilla Souza. Esta oficina será um diálogo com a estética e a ética do trabalho do artista Mulambö. As vagas são limitadas e a faixa etária é a partir dos 14 anos. Para se inscrever, basta clicar no link.
  • 15h às 18h: Oficina de Encadernação artística, com Lia Furtado, da Alavanca, e participação de Cássia de Mattos. Os participantes irão conhecer os materiais e os kits de encadernação feitos artesanalmente pela Alavanca.
  • 10h às 18h: Feira Cardume – Publicações Independentes e Artes Gráficas no MAR. A feira reunirá cerca de 25 expositores que apresentarão ao público, para comercialização, obras gráficas, posters, publicações independentes, cadernos e livros de artista.
  • 14h às 18h: Música Negra Universal – sets musicais com o DJ Marcello MBGroove (Coletivo Vinil é arte). O DJ traz para a programação a mistura de estilos e estéticas sonoras que, ao mesmo tempo, apresentam e homenageiam a produção musical de matriz negra.

Agora, a Biblioteca tem uma nova vocação. Com função multiuso, ela contempla espaços para leitura, pesquisa, exposição e mediação cultural. O evento de inauguração acontece no próximo sábado (24), das 10h às 18h. A entrada é franca.

Thatiana Cordeiro – 6º período

0 comentário em “Museu de Arte do Rio reinaugura Biblioteca e Centro de Documentação

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s