Internacional

Milhares de manifestantes fecham aeroporto em Hong Kong

Protestos contra o governo chinês já duram dois meses e sofrem repressão por parte das autoridades

O aeroporto de Hong Kong foi fechado nesta segunda (12) por conta de um grande protesto contra o governo chinês. Cerca de cinco mil pessoas  ocupam o saguão do aeroporto enquanto centenas de soldados armados tentam reprimir a manifestação. Hong Kong é uma região autônoma da China, com algumas diferenças com relação a Pequim, inclusive utilizando uma moeda própria.

Desde a última sexta (09), os protestos vem aumentando o grau de violência, tanto entre os manifestantes, quanto por parte dos agentes do governo. A China não divulga números oficiais, mas as imagens de grandes multidões gritando palavras de ordem contra o governo têm sido cada vez mais comuns em Hong Kong.

15656105175d51521599748_1565610517_3x2_md
Manifestantes ocupam aeroporto em protesto contra o governo chinês (Foto: Reprodução/Twitter)

A principal reivindicação do ato é pela democracia na região, que até 1997 era uma colônia britânica. Mesmo tendo acesso a direitos ausentes no resto do país, como liberdade de expressão e um judiciário independente, por exemplo, Hong Kong ainda responde as ordens do presidente Xi Jinping e ao Partido Comunista Chinês.

A especialista em relações internacionais, Juliana Gomes, explica a atual situação do país: “Hong Kong sendo uma região semiautônoma, tem mais liberdades que o resto da China, mas o fato de responderem ao presidente chinês de certa forma, diminui essa liberdade, que só uma improvável independência seria a solução”, explica.

Daniel Fernandes – 8° Período

0 comentário em “Milhares de manifestantes fecham aeroporto em Hong Kong

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s