Geral

Dia de emoção: Casa Ronald McDonald promove evento para comemorar seus 25 anos

Evento reuniu representantes da Instituição e influenciadores digitais em diversas palestras ao longo do dia

Evento reuniu representantes da Instituição e influenciadores digitais em diversas palestras ao longo do dia

Na quarta-feira (26), o Centro de Convenções SulAmérica foi palco da comemoração dos 25 anos da Casa Ronald. O dia contou com a presença dos fundadores da Casa no Rio de Janeiro, Francisco Neves e Sônia Neves, além dos influenciadores digitais Peter, do Canal Ei Nerd; Leo Stronda e Papito, do BBB. Cosplays e o cão surfista Bono foram outras atrações.

 

Evento
Abertura do evento (Foto: Thatiana Cordeiro/Agência UVA)

O superintendente do Instituto Casa Ronald, Francisco Neves, e a presidente voluntária da Casa, Sônia Neves, têm motivos de sobra para comemorar. O trabalho, que começou em 24 de outubro de 1994, com a difícil história desse casal, atingiu um patamar que nem eles imaginavam. Segundo dados do próprio Instituto, a Casa é a primeira da América Latina e já recebeu mais de 3 mil crianças portadoras de câncer.

Casal
Sônia e Francisco Neves, o casal que começou a Casa Ronald há 25 anos. Foto (Thatiana Cordeiro/Agência UVA)

A história do casal é tão bonita quanto difícil. Quem não conhece a trajetória deles nem imagina que já sentiram na pele a dor de cada família que chega à Casa Ronald. Sônia e Francisco lutaram, mas perderam um filho ainda criança na guerra contra o câncer. “Eu precisava dividir o amor que transbordava em mim”, conta emocionada. Eles são a prova de que é possível recomeçar.

Chamada de “A Casa que o amor construiu”, a Instituição vem cumprindo a missão de “dar atenção integral às crianças e adolescentes portadores de câncer e às suas famílias”. Atualmente, 57 hóspedes são atendidos por meio de hospedagem, alimentação, transporte para os hospitais e atendimento psicológico, por exemplo.

Além da Instituição, muitas outras famílias também têm motivos para festejar, e uma delas é a do Eduardo Passos, o Dudu, que conheceu a Casa em um momento delicado da sua vida, quando lutava contra o câncer. Com medo do futuro e sem ter onde ficar no Rio de Janeiro, onde passavam férias, a mãe, Erika Passos, e seu filho, foram acolhidos pela Casa e hoje comemoram a vitória no tratamento.

“Onde eu vou, eu falo da Casa Ronald e digo para todo mundo que o câncer tem cura”, conta a mãe.

Mãe e filho
Mãe e filho foram hóspedes da Casa Ronald (Foto: Thatiana Cordeiro/Agência UVA)

O local não acolhe apenas crianças e adolescentes. Erika passou vários meses com o filho e admite que, sem o apoio que recebeu lá dentro, teria sido muito mais difícil. Além do acompanhamento psicológico, podia fazer as unhas e ir ao cabeleireiro, e garante que estar bonita era uma forma de mostrar ao filho que tudo ia dar certo.

“Quando estamos desarrumadas e acabadas, nossos filhos também acham que está tudo acabado”, afirma Erika.

A Casa Ronald, que tem como objetivo ser “uma casa longe de casa”, definitivamente, não é um lugar triste. Apesar de receber histórias difíceis, de famílias sem esperança e de crianças com medo de morrer, de maneira surpreendente, a Casa respira vida. O voluntário e mediador da cerimônia, Maiko Castro, fala com convicção sobre isso: “eu vejo pequenos milagres todos os dias. Quando eu entro na Casa, eu só penso em viver”.

Francisco e Sônia têm uma história de vitória. “Nós perdemos um filho, mas ganhamos muitos outros, e damos a eles o que gostaríamos de dar aos nossos filhos”, conta Sônia. Agora, Francisco, mais conhecido como Chico, só tem uma pergunta: “Quanto vale a vida de alguém que você não conhece”?

Depois de descobrir a história da Casa Ronald, não restam dúvidas: ela foi realmente construída pelo amor.

 


Gabriel Murillo – 7° período

Thatiana Cordeiro – 6º período

0 comentário em “Dia de emoção: Casa Ronald McDonald promove evento para comemorar seus 25 anos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s