Inscrições abertas para Sisu do segundo semestre de 2019

Sisu é a porta de entrada de alunos para as universidades públicas. Inscrições irão até próxima sexta-feira (07)

O Ministério da Educação (MEC) abriu nesta terça-feira (04) as inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do segundo semestre deste ano. O sistema utiliza a nota do Ensino Nacional do Ensino Médio (ENEM) de 2018 como critério para selecionar os candidatos que desejam ingressar nas universidades públicas de todo o país. Os interessados a concorrer às vagas devem se inscrever no site do SISU, e as inscrições vão até a próxima sexta-feira (07).

LEIA MAIS: ENEM 2019: inscrições começam nesta segunda-feira (6) para candidatos

sisu2sem2019

Inscrições para o Sisu 2019.2 irão até o próximo dia 04. Resultados serão divulgados dia 10 de junho (Foto: Reprodução/Site Sisu/Ministério da Educação)

De acordo com o MEC, seleção irá oferecer 59 mil vagas em 1,7 mil cursos de 76 instituições em todo o Brasil. Segundo o G1, este é o maior número de vagas ofertadas no segundo semestre desde a criação do programa. Os estados com mais vagas são Rio de Janeiro (12.937), Minas Gerais (8.479), Bahia (6.745) e Paraíba (5.990). O Edital do Sisu 2019.2 esclarece que na hora de se inscrever no processo seletivo do Sisu, o candidato precisa especificar sua ordem de preferência, opções de vaga em instituição de educação superior, local de oferta, curso, turno e modalidade de concorrência.

O pré-requisito para a candidatura é ter feito o ENEM 2018, sendo neste não ter zerado a redação. O Sisu ocorre em apenas única de inscrição e o candidato pode escolher até duas opções de curso, de acordo com sua preferência, podendo alterar durante do período de inscrição. A partir do segundo dia, o Sisu automaticamente calcula a nota de corte  para cada curso com base no número de vagas disponíveis e no total dos candidatos inscritos naquele curso, por modalidade de concorrência. Ao final da etapa, o sistema seleciona, de forma automática, os candidatos melhor classificados em cada curso.

Confira o calendário do Sisu 2019.2, de acordo com o G1:

Inscrições: 4 a 7 de junho

Resultados: 10 de junho

Matrículas: 12 a 17 de junho

Lista de espera: manifestar interesse de 11 a 17 de junho

gvfagb

Alunos que fizeram a prova do ENEM no ano passados vão poder se candidatar novamente para universidades públicas por meio do Sisu 2 (Foto: Reprodução/Twitter)

LEIA TAMBÉM: Ministério da Educação anuncia corte de verbas de três universidades federais


Natália Pires – 8 período

Um comentário sobre “Inscrições abertas para Sisu do segundo semestre de 2019

  1. Pingback: ENEM: Selecionados para segundo semestre de 2019 devem se matricular até esta segunda(17) | Agência UVA

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s