Geral

Bienal do Livro 2019: Confira a programação deste sábado (7)

Com atrações para todas as idades, Bienal discute preconceito, autoritarismo e luto, no penúltimo dia do evento

Pela estrada a fora…

Abrindo o dia no pavilhão laranja, às 11h, mais uma apresentação do grupo ”Lona na Lua”, que promete encantar adultos e crianças no Riocentro. Já às 11h30, as escritoras Dani Fritzen e Renata Badeco comandam ”Cabana de Histórias – A arte de encantar ao contar histórias. As atividades no setor seguem com o bate-papo ”O Diário do Erasmo – Bicho não é brinquedo”, no qual o autor Robson Cuer e Cristina Malafaia, diretora da ONG Entre Pegadas, conversam sobre respeito aos animais.

A programação continua às 15h com o lançamento e contação do livro ”Dalva, minha vó e eu”, da autora Mona Vilardo. Outro livro a ser lançado no sábado, com direito a sessão de autógrafos com a escritora Carolina Sanches é ”Vai, Lobo”. A contação de histórias segue às 17h45 com ”Apsop”, do autor carioca Ivan Zigg, que fecha o pavilhão laranja nesse sábado.

Arena #Semfiltro

Abrindo as atividades do dia, no pavilhão azul, às 11h, Ellora, Mel Duarte e Spartakus discutem o posicionamento de homens e mulheres na sociedade atual, no bate papo ”Igualdade de gênero”. Seguindo, às 13h, os autores Carina Rissi, Lucão e Patricia Barboza participam da conversa ”Autores para Juventude: Trocando Experiências”, com mediação da especialista em romances juvenis, Ana Lima. Já às 15h, em ”Livro de Cabeceira”, os escritores Fabricio Carpinejar, Conceição Evaristo, Ryane Leão, Eliana Alves Cruz e Giovani Martins falam sobre suas principais inspirações referências na hora de escrever.

Fechando a Arena #Semfiltro, literatura LGBT é tema de debate na Bienal, com a mesa Literatura Arco-íris, que conta com participação dos autores Lucas Rocha, Vitor Martins, Igor Pires, Thati Machado, Vinicius Grossos e Pedro HMC. A mesa planeja construir um ambiente mais diverso e inclusivo para autores LGBTI+.

Café Literário

A programação no pavilhão azul tem início às 11h, com o papo ”Machado de Assis e a Literatura Negra” contando com os escritores Conceição Evaristo, José Almeida Júnior e Eduardo de Assis Duarte, que falam sobre questões referentes ao preconceito e o contestado ”embranquecimento” do autor na época. A conversa é mediada pela escritora e jornalista Simone Magno.

A atração seguinte conta com a presença do cientista político americano Steven Levitsky e a historiadora brasileira Lilia Schwarcz para discutir sobre as origens do autoritarismo e as deficiências do sistema democrático na sociedade atual. ”Sobre Autoritarismo e Democracias” tem início às 13h e tem mediação do jornalista Marcelo Lins.

Ainda no pavilhão azul, às 15h, o debate ”Livros além dos Livros” traz o escritor Francês Marc Levy e os jornalistas brasileiros Edney Silvestre e Artur Xexéo para conversar sobre como uma obra literária pode ser expandida para outros universos. O Painel Café Literário tem sequência às 17h com ”Diversidade, Substantivo Plural”, que traz como convidados João Silvério Trevisan, Tobias Carvalho e Jaqueline Gomes de Jesus.

Para encerrar a noite de sábado, a discussão ”Vamos falar sobre Luto?”. Mediado pela jornalista Mariza Tavares, o papo aborda como encarar de maneira criativa e sem tabu o sentimento da perda.

Felipe Pereira – 8° Período

0 comentário em “Bienal do Livro 2019: Confira a programação deste sábado (7)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s