Tite divulga convocação do Brasil para a Copa América

Técnico brasileiro anuncia os 23 que vão disputar a Copa América no Brasil. Fabinho, Vinicius Junior e Lucas Moura ficam fora

O treinador da Seleção brasileira, Tite, anunciou na manhã desta sexta-feira (17), a lista de convocados para a Copa América que será disputada no Brasil entre 14 de junho e 7 de julho. O técnico brasileiro considerou essa convocação a mais difícil de escolher desde que assumiu o comando.

A lista reservou algumas surpresas como os nomes do lateral Daniel Alves, de volta à seleção depois de mais de um ano longe – a última convocação foi em março de 2018. O volante Fernandinho também foi lembrado após ter ficado manchado na Copa do Mundo do ano passado, na Rússia. E o atacante David Neres, do Ajax, ficou com a vaga que também tinha na disputa Vinicius Junior, do Real Madrid, e Lucas Moura, do Tottenham. A ausência de Fabinho, convocado em todas as ocasiões desde o Mundial de 2018, chamou a atenção. Sobre isso Tite deu uma declaração:

– O Fabinho vive um grande momento. Foi muito difícil a escolha. Qualquer uma escolha estaria bem feita. Não tem demérito, tem os três (Fabinho, Fernandinho e Casemiro) em altíssimo nível. Dói ao técnico escolher, mas é a função – resumiu Tite durante entrevista coletiva.

20190517112040-5cdec338630cd

Tite durante convocação da seleção brasileira na CBF Foto: Pedro Martins / MoWA Press

Entre os 23 convocados, 14 são remanescentes do Mundial da Rússia: Alisson, Ederson, Cássio, Marquinhos, Thiago Silva, Fagner, Filipe Luís, Miranda, Coutinho, Casemiro, Fernandinho, Firmino, Gabriel Jesus e Neymar.

Os únicos nomes representantes de clubes brasileiros na lista são os de: Everton, do Grêmio, e a dupla Cássio e Fagner, do Corinthians. Ambos os times têm compromisso pelo jogo de volta das oitavas de final da Copa do Brasil: o Grêmio pega o Juventude no dia 29 de maio, e o Timão encara o Flamengo no dia 4 de junho. Edu Gaspar afirmou que os três se apresentam à seleção somente depois dessas datas para, portanto, não desfalcarem suas respectivas equipes.

A Jornalista Luciana Zogaib, narradora da rádio Ferj, achou a convocação bem dentro da lógica de Tite, apesar de esperar um pouco mais de renovação.

“Talvez a maior contestação seja em relação a Fernandinho em detrimento a Fabinho do Liverpool. Além disso, Thiago Silva voltando de lesão, Coutinho em má fase e o retorno de Daniel Alves mostram que Tite tem seus homens de confiança. Já David Neres conseguiu aproveitar a oportunidade que Vinicius Jr perdeu pela contusão”, comenta Luciana.

Em relação à esperança do Brasil ser campeão da Copa América, Luciana acredita que mesmo vendo grande parte da torcida perdendo o encanto e interesse pela seleção, esse quadro pode ser mudado com o início do torneio pelas grandes rivalidades no continente.

“Espero que a Seleção reencontre o caminho das vitórias e que o fato de jogar em casa possa pesar positivamente.”

O estudante de jornalismo, Jonathan Assumpção, não gostou da lista de convocados para a Copa América.

“O tite poderia ter chamado jogadores que estão se destacando, mas preferiu os seus homens de confiança mesmo que bastante constestados dentro da seleção e não sendo unanimidades entre os torcedores”.

Sobre o desempenho do Brasil na competição, Jonathan acredita que pela competição ocorrer aqui, a seleção brasileira possa se sair bem, devido ao apoio dos torcedores.

“Acredito, também, que na América são poucas seleções que podem, realmente, atrapalhar a seleção brasileira, como Argentina e Uruguai”.

O Brasil está no Grupo A da Copa América ao lado de Bolívia, Peru e Venezuela. A estreia será contra os bolivianos no dia 14 de junho, às 21h30 (de Brasília), no Morumbi.

Lista Completa

Goleiros: Alisson (Liverpool), Cássio (Corinthians) e Ederson (Manchester City)

Defensores: Alex Sandro (Juventus); Marquinhos, Thiago Silva e Dani Alves (PSG); Éder Militão (Porto), Fagner (Corinthians), Filipe Luís (Atlético de Madrid) e Miranda (Inter de Milão)

Meio-campistas: Allan (Napoli); Philippe Coutinho e Arthur (Barcelona); Casemiro (Real Madrid), Fernandinho (Manchester City) e Lucas Paquetá (Milan)

Atacantes: David Neres (Ajax), Everton (Grêmio), Roberto Firmino (Liverpool), Gabriel Jesus (Manchester City), Neymar (PSG) e Richarlison (Everton)

Sobre os jogadores que não estão na lista e deveriam ser convocados na opinião de:

Luciana Zogaib: “Gostaria de ter visto o Lucas, Fabinho, Vinícius Júnior e Dedé na lista”

Jonathan Assumpção: “Fabinho, Vinícius Júnior, mesmo voltando de lesão e Lucas”

Leia Também: Divulgada a convocação da Seleção brasileira feminina para Copa do Mundo na França

Luhan Alves- 6° Período

Um comentário sobre “Tite divulga convocação do Brasil para a Copa América

  1. Pingback: Saiba tudo sobre a Copa do Mundo de Futebol Feminino 2019, que começa hoje | Agência UVA

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s