Evento na CBF vai ao encontro da evolução do futebol feminino e divulga lista com 23 jogadoras que irão buscar título inédito para o Brasil
Saiu a lista das 23 convocadas para a Copa do Mundo de Futebol Feminino, que começa em junho, na França. E pela primeira vez na história do futebol feminino brasileiro, a convocação foi um evento. Diferente de 2015, por exemplo, quando a lista foi divulgada apenas no site oficial, o anúncio do técnico Vadão reuniu dezenas de jornalistas na sede da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio de Janeiro. E não houveram surpresas quanto ao nome das selecionadas. Apesar do momento ruim que vive a Seleção (nove derrotas nos últimos nove jogos), nomes bem conhecidos como o de Marta, Formiga, Bárbara, Cristiane e cia, estão no grupo.
Ao todo, 23 jogadoras foram convocadas. A lista, no entanto, pode sofrer alterações até o dia 26, data limite para substituições em função de cortes por lesão. O Brasil fará a preparação para o Mundial em Portimão, na região de Algarve, em Portugal – local escolhido em função do clima, parecido com o que as brasileiras encontrarão na França. A delegação desembarca no dia 22 na cidade portuguesa, onde fica até o dia 5 de junho. Em seguida, viaja direto para Grenoble, palco da estreia.

A seleção está no Grupo C da Copa do Mundo ao lado de Austrália, Jamaica e Itália. O primeiro jogo acontece no dia 9, contra as jamaicanas; o segundo, em Montpellier, será contra as australianas no dia 13; e o terceiro, em Valenciannes, será contra as italianas no dia 18.
A jornalista Luciana Zogaib, que atua como narradora na Rádio Ferj e editora da página Damas do Esporte, fala um pouco sobre o espaço que vem sendo dado para o futebol feminino.
“O espaço dado ao futebol feminino tem crescido, ainda devagar, mas com movimentos claros na busca do desenvolvimento e partindo da CBF como precisa ser. Vejo com bons olhos o futuro”.
Sobre o que esperar do desempenho da seleção, Luciana foi sincera.
“Confesso que minha expectativa não está alta pelo que eu vi nas últimas apresentações, porém é um torneio curto e a motivação das atletas mais experientes, podem embalar o Brasil”.
Leia Mais: Copa do Mundo Feminina tem sucesso nas vendas de ingresso
VEJA A LISTA PARA A COPA DO MUNDO
Goleiras: Aline (Tenerife), Bárbara (Kindermann) e Letícia Izidoro (Corinthians);
Laterais: Fabiana Baiana (Internacional), Letícia Santos (Sportclub Sand), Tamires (Fortuna Hjorring) e Camilinha (Orlando Pride);
Zagueiras: Érika (Corinthians), Kathellen (Bordeaux), Mônica (Corinthians) e Tayla (Benfica);
Meio-campistas: Andressinha (Portland Thorns), Formiga (PSG), Adriana (Corinthians) e Thaisa (Milan);
Atacantes: Bia Zaneratto (Red Angels), Cristiane (São Paulo), Raquel (Huelva), Debinha (NC Courage), Geyse (Benfica), Ludmila (Atlético de Madrid), Marta (Orlando Pride) e Andressa Alves (Barcelona).
A CBF Tv fez o anúncio da convocação no Twitter de um jeito bem especial: Assista
Leia Também: Diferença salarial evidencia abismo entre homens e mulheres no futebol
Luhan Alves- 6° Período

Pingback: Tite divulga convocação do Brasil para a Copa América | Agência UVA
Pingback: Saiba tudo sobre a Copa do Mundo de Futebol Feminino 2019, que começa hoje | Agência UVA