Europeus protestam por ações contra mudanças climáticas

Movimento que cobra maior envolvimento dos governos com relação às alterações de temperatura no planeta, vem ganhando força nos últimos meses

Na último terça (16),  ocorreram os mais recentes protestos cobrando ações dos governos europeus quanto às mudanças climáticas no planeta. 290 pessoas foram presas em manifestação na Inglaterra, que segundo a polícia, estavam interrompendo o tráfego em um dos cruzamentos importantes de Londres.

Não apenas na Inglaterra, as manifestações também ocorreram em outros grandes centros de influência da Europa, como Berlin, Paris e Barcelona. Protestos desse tipo vêm ganhando força entre estudantes de todas as idades. Eles argumentam que o governo não toma as medidas necessárias para a manutenção de um clima suportável para as próximas gerações.

clima

Protesto de estudantes na Inglaterra (Foto: Reprodução/Twitter CCC)

O movimento é tão organizado que existe inclusive uma conta oficial no twitter chamada Campagne Against Climate Change (CCC),  que ajuda na mobilização dos protestos por toda a Europa. A engenheira ambiental Mariana Alcântara explica a importância desse engajamento, “Essas medidas para o controle do clima são importantíssimas, e o fato de as pessoas estrarem se importando com isso e se mobilizando, é ótimo para a divulgação dessas ações”, explica Mariana.

Já para o estudante de jornalismo, Leandro Victor a conscientização das pessoas é importante também para a adoção de hábitos menos prejudiciais ao meio ambiente, “Acredito que pequenas mudanças individuais, como usar combustíveis menos poluentes, por exemplo, já é um começo para a diminuir a agressão ao meio ambiente”, afirma Leandro

Os protestos alcançaram grande adesão popular, e em alguns  casos são ininterruptos, chegando a durar três dias, com pessoas se alternando nas ruas, e barracas montadas nas calçadas. Em resposta, o governo britânico anunciou a aplicação de uma multa para os motoristas de carros que emitam uma grande quantidade de poluentes no ar. Ainda assim, seguem os protestos, exigindo ações mais radicais dos líderes europeus.

Daniel Fernandes – 7° Período

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s