Dia do Circo: saiba mais sobre a história e os benefícios da atividade circense

Conheça como se mantém ativa a tão antiga prática circense

Nesta quarta-feira (27) é comemorado o dia do circo. A escolha da data foi em homenagem ao palhaço Piolin, personagem do artista Abelardo Silva. Dia 27 de março era o seu aniversário. Piolin era filho de circenses e cresceu no meio dessas artes, o palhaço ficou conhecido internacionalmente na Semana de Arte Moderna de 1922, se notabilizando como um dos principais expoentes da arte de circo no Brasil e no mundo.

Os circos surgiram em Roma, no Século III a.C., onde aconteciam espetáculos de corridas, lutas entre gladiadores ou desses contra animais e jogos de ginástica. Desde o início, atividades físicas das mais diversas sempre estiveram ligadas à cena circense. Uma conexão que permanece até hoje, mais ativa do que nunca.

Um dos lugares que ajuda a manter viva essa conexão é a escola de atividades circenses Circus Fit. A escola oferece aulas como: lira circense, polesporte, tecido acrobático e acrobacia de solo, disponíveis para adultos e crianças, entre outras. O método de ensino de circo da escola já rendeu dois troféus na Mostra Competitiva de Circo Amador e o de ensino de PoleSport já possui dois bicampeonatos brasileiros.

circus fit

Alunos e professores da Circus Fit Foto: Reprodução / Facebook

A bailarina e educadora física, Mariana Mazullo, professora e cofundadora da Circus Fit, conta um pouco de sua trajetória profissional e envolvimento com o circo. “Comecei a fazer aula de tecido e uma professora falou para eu tentar a prova da Escola Nacional de Circo. Logo depois apareceu uma viagem para trabalhar em um circo nos Estados Unidos e fiquei quatro anos. Depois surgiu a oportunidade de trabalhar no Cirque du Soleil e fiquei três meses”.

Mariana conta também que, na sua experiência, aliar prazer com o exercício faz toda a diferença no resultado para a saúde. “Aqui, mesmo sendo só duas horas na semana, a pessoa acaba tendo mais frequência. Acaba tendo benefícios físicos e sociais, criando vínculos. Ganha flexibilidade, força, agilidade, enfim, vários benefícios físicos e sociais também”.


Matheus Marques – 7º Período

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s