Fragmentos e Carvão

A mostra “Carvão-Ouro”, do artista plástico Dudu Garcia, está em cartaz na Mais Uma Galeria de Arte, em Ipanema.

A exposição traz obras individuais do carioca com 120 trabalhos inéditos, divididos em duas séries: Fragmentos e Carvão-Ouro. A curadoria da mostra é de Fernando Cocchiarale. Dudu Garcia reúne 60 trabalhos feitos de fragmentos quadrados (41×41) de outras pinturas assinadas por ele. “Carvão-Ouro”, que dá o título à mostra, o artista apresenta 60 obras produzidas desde o início de 2015. Com formatos variados, os módulos são pintados com carvão e folha de ouro.

As superfícies criadas pelo artista são um lugar de encontro improvável entre o abstracionismo informal e o hiper-realismo. Uma das principais ferramentas utilizadas em sua pesquisa pictórica é o dialogo com a ação do tempo. Em suas pinturas, Dudu utiliza materiais orgânicos, pó́ de pedra, poeira, petróleo, borracha e limo como sua tinta sobre telas de linho.

Dudu Garcia está ligado à pintura desde 2001 e esse contato vem se fortalecendo cada vez mais. Formado em desenho Industrial na PUC e na Faculdade da Cidade e também na Escola de Artes Visuais do Parque Lage, ele possui obras espalhadas em Paris, Londres, Japão e diversas partes do Brasil. Aqui no Rio de Janeiro as obras estão em acervo no Centro Cultural Candido Mendes e MAM – Museu de Arte Moderna do Rio, Coleção Gilberto Chateubriand.

“Dudu conseguiu produzir um sistema fundado na experimentação das possibilidades poéticas de uma pintura que extrai sua ordem espacial básica das marcas do tempo e dos homens deixadas sobre paredes e outras superfícies reais. O artista expõe aquilo que o quadro antes costumava cobrir”, resume Fernando Cocchiarale.


Serviço

Para quem tiver o interesse em saber mais sobre o artista, suas obras e a ‘Mais Uma Galeria de Arte’ acesse:

“Carvão-Ouro” fica em cartaz até 18 de abril na Mais Um Galeria de Arte, que fica na Garcia D´Ávila, 196, Ipanema. O horário de visitação é de segunda a sexta-feira, das 10h às 19h e sábados, das 10h às 17h.


Lorena Lopes, 3 período.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s