Caixa Cultural traz em “Correio da Manhã” a década que mudou o mundo

Em cartaz até o dia 23 de dezembro, a exposição “Correio da Manhã: Uma revolução de imagens nos anos 1960” traz 88 fotografias, conservadas pelo Arquivo Nacional, que registram alguns dos principais acontecimentos da vida pública no Brasil na década de 60.

A mostra traz grandes nomes do fotojornalismo e faz uma homenagem em especial àqueles que trabalharam no jornal carioca. A exposição que se encontra na Galeria 4, é dividida em cinco módulos: A política em pauta, Pelas ruas do Rio, Arte e resistência, o Correio na Copa e A moda e as políticas do corpo.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Ao longo de sua extensão são encontradas obras de momentos marcantes, como protestos de estudantes, passeatas, manifestações artísticas contra a censura, encontros entre famosos internacionais com o público, blocos de carnaval de rua, artistas nacionais em shows épicos, costumes, moda, sensualidade feminina e até as jogadas do “Rei” Pelé.

Além disso, no dia 29 de novembro, às 17 horas, haverá uma mesa redonda e o lançamento do catálogo da exposição. Na lista de convidados estão Erno Schneider, Ruy Castro, Pery Cotta e Fuad Atala. A mesa vai acontecer no Espaço Cinema 2 e as inscrições serão feitas por distribuição de senhas uma hora antes do início do evento.

Sobre o Jornal Carioca “Correio da Manhã”

Um dos mais relevantes veículos brasileiros da grande imprensa do século XX, o Correio, em sua longa história (1901-1974), teve em sua redação nomes como Carlos Drummond de Andrade, Carlos Lacerda, Graciliano Ramos, Moniz Viana, Nelson Rodrigues, Jânio de Freitas, Ruy Castro e muitos outros.

O Correio se evidenciou também por conta da atenção às fotografias. O jornal instaurou uma importante inovação ao utilizar recursos gráficos como recorte e a superposição, de modo a dar destaque às imagens, apenas dez anos depois do aparecimento do seu primeiro número.

A exposição está em cartaz na Caixa Cultural do Rio de Janeiro, na Avenida Almirante Barroso, número 25, Centro, de terça à domingo, das 10h às 21h.


Leticia Heffer – 7º período

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s