Criadora do ‘Aquele Eita’, Raquel Segal conta a história por trás da página

Criadora da página “Aquele Eita” e famosa por publicar “tirinhas sentimentais para todo tipo de bad”, Rachel Segal conta com muitos seguidores na rede social. Na página do Facebook, são quase 1 milhão de curtidas e, em seu perfil do Instagram, cerca de 157 mil seguidores. Como sempre gostou de desenhar, todas as ilustrações de suas tirinhas são produzidas pela própria Raquel. Para a jovem, a identificação das pessoas com o seu trabalho acontece por ela ser sincera em suas publicações, postando um conteúdo que demonstra exatamente o que sente. Além disso, Raquel acredita que os fãs se reconhecem por tratar de assuntos cotidianos e nada complexos, os quais muitos já vivenciaram ou ainda vivenciam.

Raquel-Segal

Raquel Segal: ‘Muita gente pode achar que o livro é sobre amor, mas não é só isso’. Foto: Divulgação

Inicialmente, o projeto de Raquel era fazer conteúdos com tom de humor. No entanto, percebeu um maior retorno do público quando passou a publicar tirinhas com assuntos voltados para as emoções e para a autoajuda. Quando criou a página, em 2016, a intenção dela era atender ao desejo de desenhar todos os dias, mas não esperava o alcance que viria a ter com as suas publicações. O aumento do público aconteceu depois de uma de suas postagens, cujo tema era relacionamentos superficiais, ter tido uma grande repercussão. Ganhou muitas curtidas em um curto espaço de tempo – cerca de 5 mil por minuto – o que fez com que percebesse que o seu hobby poderia se transformar em algo muito maior. Ela também conta com a colaboração do público, que envia textos e poesias para serem ilustrados em suas tirinhas, gerando muitas parcerias.

Para tomar algumas decisões, Raquel acaba contando com a participação de seus amigos. No início, ela também recebia ajuda dos mesmos na criação de algumas frases. A escritora conta que eles fizeram a diferença no momento da escolha da cor de fundo das tirinhas também, que é uma das curiosidades por trás do “Aquele Eita”.  Após vários testes, ela fez uma breve votação e a cor amarela acabou sendo a escolhida, por achar chique e melancólica.

Aquele Eita

Tirinha de co-autoria da Raquel Segal. Foto: ‘Aquele Eita’ Página Oficial

Em 2017, quando “Aquele Eita” atingiu o número de 100 mil curtidas, Raquel recebeu uma proposta da Editora Planeta para escrever o seu próprio livro, tendo a oportunidade de realizar o sonho que tinha desde pequena. Com 160 páginas, o “Sempre faço tudo errado quando estou feliz” foi lançado no dia 24 de fevereiro deste ano, trazendo textos grandes, desenhos inéditos e, claro, muitas tirinhas. A autora fala que muita gente pode achar que o livro dela é sobre amor, mas garante que não aborda apenas esse assunto. “Muita gente pode ver de primeira e achar que o livro é sobre amor, mas não só isso. Eu abordo vários assuntos do âmbito emocional, o que pode ser bom pra dar uma variada na bad. Brincadeira, não tem só coisa triste no livro, prometo”.

Raquel Segal é formada em Publicidade e Propaganda, especificamente em direção de arte, e comenta que muito do aprendizado da faculdade contribuiu para o desenvolvimento do “Aquele Eita”, pois consegue administrar a página sozinha a partir de dicas que recebeu na época de estudante. Ela cuida de todos os detalhes, desde o melhor horário para fazer as postagens até a procura por parcerias. E, desta forma, deixa um recado para os estudantes de Comunicação Social: “Correr atrás do que vocês querem também é importantíssimo. Não desistam na primeira decepção… Prometo que um dia vocês serão recompensados. E eu sei que parece clichê toda essa coisa de ‘não desista dos seus sonhos’, mas confiem que funciona.”


Thayná Duarte – 4º período

5 comentários sobre “Criadora do ‘Aquele Eita’, Raquel Segal conta a história por trás da página

  1. A matéria foi apresentada de forma clara e simples,o que torna a leitura agradável e faz com que se tenha vontade de acompanhar a escrita até o final,tornando interessante ver como as pequenas tiras que simbolizavam os sentimentos e anseios da jovem autora vão se transformando e alcançam tantos seguidores.

  2. Pingback: Matéria com Raquel Segal, criadora da página “Aquele Eita” – Agência UVA – Produtora Audiovisual

  3. Pingback: Criadora do ‘Aquele Eita’, Raquel Segal conta a história por trás da página – Produtora Audiovisual

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s