‘Velas Latinoamérica 2018’ tem visitação gratuita de navios veleiros até 31 de março no Píer Mauá

A Marinha do Brasil está recebendo no Porto do Rio de Janeiro o evento “Velas Latinoamérica 2018”. O evento acontece a cada 4 anos e, nesta edição, reúne seis navios veleiros estrangeiros e um brasileiro, o Cisne Branco. Começou no dia 25 de março e vai até este domingo, dia 1º de abril. Mas os navios estão abertos para visitação gratuita do público somente até sábado, dia 31 de março, das 13h às 17h30. Eles estão atracados entre os armazéns 1 e 7 do Cais do Píer Mauá.

No dia 31, haverá também uma apresentação aberta ao público da Banda do Corpo de Fuzileiros Navais, às 18h, na Praça Mauá. Já no dia 1º de abril, repetem o Desfile Naval que fizeram em sua chegada. As embarcações passarão pelas praias Barra da Tijuca, São Conrado, Leblon, Ipanema e Copacabana, e seguirão rumo à cidade de Montevidéu, no Uruguai, encerrando o evento.

Apenas no Cisne Branco, mais de 800 visitantes já passaram pelo veleiro desde o início do evento, afirma o oficial da Marinha do Brasil Travassos, de 30 anos. Ele afirma que a tendência é aumentar o número de visitações no final de semana. Além disso, conta que esse ano haverá uma comemoração em especial no Chile, por ser aniversário da esquadra deles, e que, em 2022, será a vez do Brasil em comemoração ao descobrimento.

O Brasil é o primeiro país onde os navios veleiros atracaram no “Velas Latinoamérica 2018”. Depois daqui, as embarcações seguirão para os portos e cidades mais importantes do Uruguai, Argentina, Chile, Peru, Equador, Panamá, Curação, Colômbia, Venezuela, República Dominicana e por fim México. O evento tem o objetivo de reforçar os laços de amizade entre as diferentes marinhas dos países da América Latina.

“É uma experiência muito linda. Primeiro por conhecer tantas pessoas e segundo por contar com tantos países da América Latina juntos”, conta o aspirante argentino Sebastian Calatayud, de 22 anos. Ele afirma também que esse intercâmbio cultural — um encontro de culturas ao longo do percurso —, é importante tanto para o complemento da sua formação como uma grande experiência de vida.

O evento que acontece este ano na América Latina será realizado na Europa, Ásia e África, nos próximos anos,  e contará com navios privados e navios da Marinha.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Fotos: Leticia Heffer / AgênciaUVA


Leticia Heffer e Bianca Barbosa  – 6º período

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s