Hoje, encontrar um espaço no mercado de trabalho é um desafio cada vez mais presente no Brasil. Para conquistar uma vaga de emprego, as empresas procuram um profissional qualificado que execute diversas funções. Pensando nisso, o Programa Impulsionando Talento (PIT), da Organização Social Viva Rio, desenvolveu um projeto com base na Lei da Aprendizagem, que busca capacitar os jovens do Morro do Cantagalo a se adequarem a essa nova realidade.
O programa tem um período inicial de três semanas e trabalha com diversos mecanismos que auxiliam os alunos a desenvolver habilidades e competências por meio de treinamentos. Entre eles, estão temas ligados ao processo seletivo, como dinâmicas de grupo, técnicas de estudo e concentração, além de técnicas como de apresentação, redação, português e elaboração de currículo.
A formatura contou com a participação de coordenadores e responsáveis pelo programa [foto: Amaury Alves/ Viva Rio]Após a fase de treinamento, os jovens estão aptos a ser inseridos no mercado de trabalho e competir com pessoas já qualificadas. O programa também oferece um diploma que tem como objetivo certificar que todos tenham mérito para participar de qualquer processo seletivo, com base no conhecimento e na capacitação ofertada durante este período.
Alunos celebram a conquista do diploma [foto: Amaury Alves/ Viva Rio]A pedagoga do Viva Rio, Aurelita Vieira Rodrigues, ressalta que na última formatura realizada foi possível perceber que todos estão capacitados para o mercado de trabalho. “É uma ótima oportunidade de preparação, além de ser um momento de construção em que eles podem vivenciar esta prática e até mesmo gerar oportunidades”, explica.
Já o coordenador de Educação e Oportunidade do Viva Rio, Francisco Barreto Araujo, afirma que esse programa superou as expectativas e abriu portas para os alunos de diferente maneiras. “O PIT surge também com esse impacto mais subjetivo na autoestima e isso faz com que eles sonhem cada vez mais alto”.
Durante a cerimônia, os alunos se reuniram com a família para registar o momento [ foto: Amaury Alves/ Viva Rio]Além de promover a experiência, o programa desenvolveu uma característica que muitos gestores prezam em um profissional: a segurança. A estudante de Relações Humanas Beatriz Freire, de 19 anos, conta que não esperava alcançar essa proeza em um curto prazo. “Lembro que após a minha formatura participei de três processos seletivos e fui contratada por uma empresa como jovem aprendiz. O PIT mudou minha vida”, comemora.
Carlos Brito e Larissa Lopes
*Reportagem realizada para o Projeto Interdisciplinar em Jornalismo I – Impresso.
0 comentário em “Programa do Viva Rio capacita jovens para o mercado de trabalho”