Feira traz cultura brasileira para os brasileiros

A diversidade cultural e as tradições brasileiras de várias regiões do país foram trazidas para o Bosque Central do campus Tijuca da Universidade Veiga de Almeida na manhã da última sexta-feira, 09. Tratava-se da Feira Cultural idealizada pelos alunos do 1º período do curso de Turismo, sob a coordenação do professor de Geografia Turística, Guilherme Guaral. Foram muitas horas de puro entretenimento e aprendizagem para quem estava apreciando.

18987451_1326012877505593_273336590_o.jpg

Feira Cultural da Universidade Veiga de Almeida [foto: Leonardo Marques/Agência UVA].

A proposta dos expositores era a de fazer com que todos os graduandos, professores e demais presentes que estivessem passando no local, pudessem enxergar o quão rica culturalmente é a nação brasileira. Rafaela Romanelli, produtora da exposição, falou um pouco das pretensões que os alunos tiveram na hora de criar todo o contexto. “Queríamos mostrar o turismo, as comidas, as roupas típicas, e muitas outras características do nosso país, e assim está sendo. Em cada stand você pode perguntar sobre os pontos turísticos, conhecer as festas, as danças e muitas outras coisas”.

Como estudante de Turismo, Rafaela destacou ainda a importância de os brasileiros conhecerem, em primeiro lugar, as belezas que existem dentro do território nacional. “A gente tem que chamar as pessoas pra conhecerem, antes de qualquer coisa, o nossa terra natal, pois elas gastam muito dinheiro indo para o exterior sem antes conhecer o próprio país. Cada localidade do Brasil tem algo interessante e, por isso, nós estamos trazendo a cultura brasileira, que é extremamente rica”.

19048427_1326013354172212_280026642_o

Alunos de Turismo reunidos na Feira Cultural [foto: Leonardo Marques/Agência UVA].

Assim, o evento foi ornamentado com referências a vários estados, como Pará, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Pernambuco, Rio de Janeiro e Bahia. Foram reveladas as especificidades de cada um deles. Um dos destaques foi o stand do Rio, que recebeu a visitação dos interessados em conhecer um pouco mais sobre o Matte Leão e o biscoito Globo, ícones do cenário carioca. O outro foi o de Minas, que expôs as sobremesas típicas da tradição mineira, como, por exemplo, a paçoca e os doces de leite e de abóbora, e também recebeu uma numerosa quantidade de visitantes.

A feira foi um sucesso e fez jus à proposta da temática. Guilherme Guaral, professor responsável pelo projeto, mostrou-se satisfeito com o resultado. “Gostei bastante! Os alunos ficaram muito empolgados com essa feira. Foi um momento onde eles mostram a geografia e as informações desses lugares. É uma atividade de integração e de encerramento do semestre”, afirmou.  Para ele esse é um momento muito bacana para os alunos e para o dia a dia da UVA. “Temos que unir a teoria com a prática, criando momentos lúdicos e divertidos. Viva a alegria do conhecimento não só na sala de aula, mas também nos espaços abertos da universidade”.


Leonardo Marques – 8º Período

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s