Compartilhando conhecimento

A “I Semana da Atlética de Administração e Contabilidade” da UVA deu dicas sobre mercado de trabalho, além de fazer uma breve análise do cenário econômico atual

Durante os dias 2 e 3 de maio, o auditório do campus Tijuca da Universidade Veiga de Almeida recebeu os participantes da “I Semana da Atlética de Administração e Contabilidade: Desenvolvendo o Futuro”, o primeiro seminário organizado pelas Atléticas dos cursos, e que tem como objetivo manter os graduandos atualizados acerca de tópicos pertinentes ao mercado de trabalho.

O evento contou com a presença de oito palestrantes convidados para discutir temas tais quais “Gestão de Terceiro Setor” – com o Conselheiro Francisco Peyon, Vice-Presidente de Interior do Conselho Regional de Contabilidade – e “Valores e Adaptabilidade: A Chave para se Moldar ao Mercado de Trabalho”, ministrada pela professora e profissional de RH Rosemeire Henriques.

WhatsApp Image 2017-05-04 at 4.02.29 PM

Francisco Peyon em palestra sobre o Terceiro Setor [foto: Daniel Deroza/Agência UVA].

A respeito da relevância do evento para a formação acadêmica, Francisco salienta os temas abordados. “A primeira coisa que nos chama a atenção é o desconhecimento das pessoas a respeito de coisas que estão diretamente relacionados à política. A ideia é que os alunos saiam daqui modificados”, ele declara. Já Rosemeire destaca o compartilhamento de informação. “É sempre uma grande oportunidade de compartilhar coisas para a gente acontecer no mercado, porque, hoje, a gente tem que acontecer no mercado”.

GEDC5293.png

Rosemeire Henriques em palestra sobre Mercado de Trabalho [foto: Daniel Deroza/Agência UVA].

Ainda segundo Rosemeire, este objetivo de “acontecer no mercado de trabalho” está cada vez mais difícil de ser alcançado, devido às intensas mudanças políticas, econômicas e sociais que o Brasil vem sofrendo – principalmente a partir de 2013. “A nossa economia está à beira da morte”, afirma a professora, que também salienta que se trata de um processo cíclico. “Já aconteceu antes e vai acontecer de novo mais para frente”.

Rosemeire também destaca que a palavra de ordem para o mercado de trabalho atual é “Adaptabilidade”, o que, surpreendentemente, tem sido a dificuldade dos profissionais mais jovens, recém-formados. “As empresas estão mudando muito e quem já está no mercado já se adaptou a isso”. A palestrante ainda declara que as mudanças sociais influenciam os ambientes empresariais tal qual a política e economia. “Nunca se falou tanto em assédio quanto nos últimos cinco anos”.

Daniel Deroza – 5º Período

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s