Encerramento em grande estilo

A primeira edição do Geek & Game Rio Festival foi encerrada na noite deste domingo, 23, no Riocentro. Após três dias de convenção voltada para o público gamer e nerd – a primeira do gênero em terras cariocas – atingiu o ápice neste último dia. Nem mesmo o frio, a chuva ou o jogo entre Flamengo e Botafogo impediu que o público comparecesse em peso para conferir o desfecho das atividades iniciadas na sexta-feira passada.

O Maracanã pode estar cheio de flamenguistas e botafoguenses, mas o GGRF também foi dia de casa cheia. A grande final do Campeonato de “League of Legends” começou atrasada e com times reservas, ainda assim uma grande batalha foi travada. A INTZ, campeão brasileira do Circuito Game7, venceu a ProGaming por 3 a zero no desafio desta tarde e fechou o Gamer Stadium com honra e dedicação.

_MG_0211

Equipe INTZ, vencedora do desafio de League of Legends. [foto: Luana Feliciano/Agência UVA]

Em entrevista exclusiva para a Agência UVA sobre a vitória esmagadora, o jogador Shini, que brilhou durante as partidas, afirmou que quando o time está unido e concentrado, as vantagens são aproveitadas e os levam a vitória. “Fácil nunca é, né? Mas LoL é assim. Quando acontece uma vantagem e o time é competente, vai aumentando essa vantagem”. Shini também comentou sobre a reviravolta que os permitiu três vitórias seguidas. “No segundo jogo levou mais tempo pra essa vantagem chegar. Foi três a zero, mas eu não diria que foi fácil.”

Apesar de somente no final a galera do INTZ ter ganhado também o apoio da torcida, que era em sua maioria dominada por fãs da equipe do ProGaming, ao levantar o troféu Carlos Alberto Torres, capitão do time brasileiro de 70, entregue pelo filho do jogador de futebol, não houve dúvidas de que esses garotos ainda têm um grande futuro esportivo pela frente.

Além disso, o dia também envolveu ações sociais voltadas para o universo da convenção e consoles de videogames, que, há alguns anos, são artigos de luxo – o Xbox, PlayStation ou Wii U custam, em média, mais de um salário mínimo até mesmo se já forem usados. Pensando nesse problema, mas também o amor pelos games e a boa espiritualidade de uma competição, o GGRF foi o anfitrião da final da Copa Nave Games.

Criada em colaboração com a Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento, a iniciativa leva às Naves do Conhecimento da cidade, os jogos PES, Holo Drive e Mario Kart 8, promovendo partidas competitivas entre as pessoas que, em março, se inscreveram gratuitamente e passaram pelas dez etapas classificatórias.

Hoje, na final dos três jogos, quem levou a melhor foram Ricardo Wesley, em Holo Drive, Gabriel Cícero, no PES2017, e Ayrton Miguel, no Mario Kart 8. A premiação contou com a presença do prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, que falou sobre essa nova febre da juventude: os games. “O desejo do povo brasileiro não é só jogar, é criar também. Não tenho dúvidas de que o povo terá grandes campeões na criação de games. Nossa juventude se despertou para essa nova linguagem universal.”

C-IM3mgXcAIO1jY

Premiação da “Copa Nave Games” [foto:Iago Moreira/Agência UVA].

Quem também estava presente para a cerimônia de premiação foi a Secretária de Trabalho, Clarissa Garotinho, que citou a honra que a prefeitura tem em apoiar esse projeto. “É uma alegria muito grande estar aqui. Agradecemos por esse evento, que vem ainda mais engradecer nossa cultura, e não só para diversão, mas também para qualificar profissionais e movimentar a economia.”

O primeiro lugar de cada game ganhou um XBox One e um troféu. As posições seguintes ganharam um Headset Gamer. A promoção de acessibilidade e democratização presente na interação com videogames e entre os jogadores foi a razão dos sorrisos até mesmo de quem não ganhou, mas pôde experimentar a vida de um jogador de e-Sports de elite.

Além do prefeito, quem também compareceu ao evento foi o youtuber Cauê Moura, que tentou circular despercebido em meio aos visitantes, mas este foi um objetivo inalcançável, uma vez que todos o reconheciam e paravam para pedir selfies e conversar, tornando a movimentação do vlogger pela convenção absolutamente impossível.

E, nesta última noite do GGRF, mais uma apresentação atraiu a atenção do público. Tratava-se da final do Cosplay Awards, apresentado, mais uma vez, por Lorelay Fox, que divertiu o público. Foram três dias de emoções fortes para o coração de um nerd, três disputas de melhor cosplayer fora os desfiles livres.

C-IRl-QXgAE1gZw.jpg

“Cosplay Awards” apresentado por Lorelay Fox [foto: Roani Sento Sé/Agência UVA].

A mestre de cerimonia mencionou  que “é igual ginástica Olímpica, aqui nós somos quase a Daiane dos Santos. Analisamos o acabamento das roupas, se ela foi bm montada se está adequada aos padrões para ter um melhor efeito no palco, se ela chama atenção. A fidelidade, ver se o cosplay está igual ao personagem representado e o principal que é a desenvoltura, para este contamos com a ajuda de vocês”

Antes, ela chama ao palco os jurados Thiago Loki que estava trajado de Kick Ass, Larissa Reis, também conhecida como Lila, que estava montada como a heroína Estelar ícone dos jovens Titãs e por fim, Lucas Paladino que já está no meio desde 2006 e que hoje em dia é conhecido pelo papel de cosmaker pela produção de peças e armas.

A entrada dos participantes da final foi nesta ordem: Barbara Evelyn foi de Rita Repulsa do novo filme dos Power Rangers e representou uma cena do filme. Em seguida Rafael Rodrigues se montou de Darth Vader com partes que traziam luzes na armadura além de bom desempenho com o sabre de luz.

C-IeL45WAAA8Nqv

Gabriela Teotônio, vencedora do Cosplay Awards [foto: Roani Sento Sé/Agência UVA].

Seguindo o baile, eis que aparece a primeira princesa Disney, Amonia Zimerman que foi de Branca de Neve. Guilherme Riquemoya que foi de Sakata Gintold do mangá Gintama. Gabriela Teotonio foi de Rory Mercury, Amanda Alcantara de Jade do Mrrtal Kombat, Perola Luiz de Barros foi de Esmeralda do filme Corcunda de Notredame, por fim Eudiones Batista de Souza do vilão Ja’Far do Aladin.

Após um tempo estimado de 40 minutos foi divulgado por Lorelay o nome da vencedora do concurso sem muito suspense ou técnicas provindas de João Cleber. A vencedora foi a Gabriela Teotonio e seu premio foi uma scooter branca. Diferente do anuncio de quem ganhou, a reação de Gabriela foi a mais emocional possível, fazendo com que o público fosse a loucura.



Beatriz Brito – 5º Período
Luana Feliciano – 5º Período
Thainara Carvalho – 5º Período
Roani Sento Sé – 7º Período
Caroline Pessoa – 5º Período
Iago Moreira – 7º Período
Daniel Deroza – 8 Período

Um comentário sobre “Encerramento em grande estilo

  1. Pingback: Cultura Pop-Geek |

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s