Esclarecendo o mundo da comunicação

Palestra com jornalista da GloboNews aproxima os alunos da realidade do jornalismo atual

A repórter da GloboNews Leila Sterenberg ministrou uma palestra para os alunos de Jornalismo da Universidade Veiga de Almeida do campus Downtown, na manhã da última terça (23). A apresentadora – que hoje trabalha no “Arquivo N” e do “GNewsEspecial” – falou sobre a trajetória profissional, respondeu perguntas dos estudantes e ainda deu dicas sobre a área, ressaltando a importância do profissional multitarefas e da leitura no futuro dos comunicólogos.

Formada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Leila conquistou o espaço no mercado de trabalho aos poucos. “Às vezes é importante enxergar grandes oportunidades em algo que, no momento, parece ser pequeno”, explica, ao lembrar-se do primeiro emprego – ainda quando estava na faculdade –, numa revista especializada em transporte urbano, que considera ter sido uma escada para as conquistas posteriores.

leila4

Leila Sterenberg durante conversa com alunos da UVA Downtown. [foto: Margaret Carino/ Agência UVA Downtown].

A jornalista também falou sobre as oportunidades internacionais: trabalhou em Nova York como correspondente do OGlobo e também para o canal Bloomberg, onde foi contratada por ter o português como língua nativa. Nesse ponto, ela enfatizou aos alunos a importância de saber outros idiomas, já que, para ela, um profissional que sabe mais dois, além do português, tem maior possibilidade de ser contratado. “Estudei francês e inglês no colégio, mas também fiz curso de inglês por fora. Não desperdicem a oportunidade de estudar”.

Após contar um pouco sobre a história da carreira, Leila abriu espaço para as perguntas dos alunos. Quando questionada sobre o que um estudante de Jornalismo precisa ter para ser um bom profissional, Leila foi enfática: “É um mundo muito cruel, mas o jornalista tem que aprender a ser multitarefa e ter o seu próprio equipamento para uma eventualidade”. Ao perguntarem sobre as maiores dificuldades enfrentadas ao longo da profissão, ela contou sobre as dificuldades de fazer escolhas certas. “Ainda hoje me questiono se as escolhas que fiz foram as corretas”.

Ainda falando sobre escolhes de vida, a jornalista aconselhou os alunos a fazerem uma pós-graduação imediatamente depois de terminarem a faculdade, já que, para ela, conforme o tempo passa, mais difícil fica complicado conciliar o curso e o trabalho. “Eu não sabia como explicar para o meu chefe que eu iria chegar atrasada por causa da pós e nem explicar para meu professor as faltas por causa do trabalho”. A palestra foi muito bem recebida pelos alunos de Jornalismo, que saíram de lá satisfeitos com a oportunidade oferecida pela Universidade.


Yhara Linka- 5º Período
Lizandra Rios- 4º Período
Tayane Fernandes- 4º Período

Um comentário sobre “Esclarecendo o mundo da comunicação

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s