Conhecendo a rotina do radiojornalismo

Convidados pela professora Ana Cristina, que ministra aulas de Assessoria de Comunicação e Marketing em Comunicação, alunos do Campus Tijuca da Universidade Veiga de Almeida foram até a redação da BandNews FM, localizada no bairro de Botafogo, para aprender um pouco mais sobre o dia a dia de um rádio jornalista. Devido ao período de provas a educadora não pode comparecer, mas os estudantes foram muito bem conduzidos pela comunicóloga Bettina Chateaubriand.

Bettina_Chateaubriand_dando_as_boas-_vindas_aos_alunos_[foto._Iago_Moreira-_AgÊncia_UVA].jpg

Bettina Chateaubriand dando boas vindas aos alunos  [Foto: Iago Moreira – Agência UVA]

Começando o tour, Bettina – que trabalha há 11 anos na redação – deu uma breve explicação sobre a história da rádio e o papel da BandNews FM nesse meio. A jornalista conduziu os visitantes ao corredor de entrada, onde ficam localizados os apuradores, que em sua maioria são estagiários, e os repórteres da casa. A comunicóloga também ressaltou a importância das novas redes sociais para o rádiojornalismo. Segundo ela, aplicativos como o WhatsApp proporcionaram uma interação muito maior do ouvinte com o veículo de imprensa e acabou acelerando o recebimento de novas notícias.

Depois de apresentar os setores da redação, Bettina passou a bola para Thaís Dias, Chefe de redação da Rádio BandNews, que falou sobre sua função dentro do veículo. “Hoje a minha função é muito mais cuidar da parte administrativa. Eu sou a responsável por montar as escalas, revisar matérias especiais e acompanhar a orientação editorial”, revela a jornalista, que completa relembrando os pontos defendidos anteriormente sobre a importância das redes sociais para a rádio.

Bettina_Chateaubriand_mostrando_o_setor_de_apuração_aos_visitantes_[foto._Iago_Moreira-_AgÊncia_UVA]

Bettina Chateaubriand mostrando o setor de apuração aos visitantes [Foto: Iago Moreira – Agência UVA]

Curiosamente, durante a visita, um ouvinte da rádio mandou relatos sobre o tiroteio – que acabara de começar – na favela do jacarezinho. Preso no trem da supervia, o participante chegou até a mandar um áudio com o som dos disparos efetuados por bandidos e PM’s. Durante essa correria para apurar e dar essa informação em primeira mão, os alunos foram convidados a entrarem no estúdio de gravação da emissora para sentir de perto a experiência vivida pelos profissionais que lá trabalham.

Na parte final do tour, os visitantes ainda tiveram a oportunidade de conversar com Felipe Nobre, que, assim como todos ali presentes, também é aluno de comunicação da Universidade Veiga de Almeida. O estudante – que trabalha na redação da BandNews FM há mais de seis meses – falou um pouco sobre como é a rotina do estagiário no local. “No início é difícil de se acostumar com a correria do trabalho, mas depois de um mês você já entra na linha e tudo fica mais dinâmico”, relata o universitário, finalizando a visita.

Alunos_reunidos_no_fim_da_visita_[foto_Iago_Moreira-_Agência_UVA]

Alunos reunidos no fim da visita. [Foto: Iago Moreira – Agência UVA]


Iago Moreira – 5º Período

Um comentário sobre “Conhecendo a rotina do radiojornalismo

  1. Pingback: Professores e alunos do curso de Jornalismo lamentam morte de Boechat | AgênciaUVA

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s