Convidados pela professora Ana Cristina, que ministra aulas de Assessoria de Comunicação e Marketing em Comunicação, alunos do Campus Tijuca da Universidade Veiga de Almeida foram até a redação da BandNews FM, localizada no bairro de Botafogo, para aprender um pouco mais sobre o dia a dia de um rádio jornalista. Devido ao período de provas a educadora não pode comparecer, mas os estudantes foram muito bem conduzidos pela comunicóloga Bettina Chateaubriand.
![Bettina_Chateaubriand_dando_as_boas-_vindas_aos_alunos_[foto._Iago_Moreira-_AgÊncia_UVA].jpg](https://agenciauva.files.wordpress.com/2016/07/bettina_chateaubriand_dando_as_boas-_vindas_aos_alunos_foto-_iago_moreira-_agecc82ncia_uva.jpg?w=728&h=410)
Começando o tour, Bettina – que trabalha há 11 anos na redação – deu uma breve explicação sobre a história da rádio e o papel da BandNews FM nesse meio. A jornalista conduziu os visitantes ao corredor de entrada, onde ficam localizados os apuradores, que em sua maioria são estagiários, e os repórteres da casa. A comunicóloga também ressaltou a importância das novas redes sociais para o rádiojornalismo. Segundo ela, aplicativos como o WhatsApp proporcionaram uma interação muito maior do ouvinte com o veículo de imprensa e acabou acelerando o recebimento de novas notícias.
Depois de apresentar os setores da redação, Bettina passou a bola para Thaís Dias, Chefe de redação da Rádio BandNews, que falou sobre sua função dentro do veículo. “Hoje a minha função é muito mais cuidar da parte administrativa. Eu sou a responsável por montar as escalas, revisar matérias especiais e acompanhar a orientação editorial”, revela a jornalista, que completa relembrando os pontos defendidos anteriormente sobre a importância das redes sociais para a rádio.
![Bettina_Chateaubriand_mostrando_o_setor_de_apuração_aos_visitantes_[foto._Iago_Moreira-_AgÊncia_UVA]](https://agenciauva.files.wordpress.com/2016/07/bettina_chateaubriand_mostrando_o_setor_de_apuraccca7acc83o_aos_visitantes_foto-_iago_moreira-_agecc82ncia_uva.jpg?w=950)
Curiosamente, durante a visita, um ouvinte da rádio mandou relatos sobre o tiroteio – que acabara de começar – na favela do jacarezinho. Preso no trem da supervia, o participante chegou até a mandar um áudio com o som dos disparos efetuados por bandidos e PM’s. Durante essa correria para apurar e dar essa informação em primeira mão, os alunos foram convidados a entrarem no estúdio de gravação da emissora para sentir de perto a experiência vivida pelos profissionais que lá trabalham.
Na parte final do tour, os visitantes ainda tiveram a oportunidade de conversar com Felipe Nobre, que, assim como todos ali presentes, também é aluno de comunicação da Universidade Veiga de Almeida. O estudante – que trabalha na redação da BandNews FM há mais de seis meses – falou um pouco sobre como é a rotina do estagiário no local. “No início é difícil de se acostumar com a correria do trabalho, mas depois de um mês você já entra na linha e tudo fica mais dinâmico”, relata o universitário, finalizando a visita.
![Alunos_reunidos_no_fim_da_visita_[foto_Iago_Moreira-_Agência_UVA]](https://agenciauva.files.wordpress.com/2016/07/alunos_reunidos_no_fim_da_visita_foto_iago_moreira-_agecc82ncia_uva.jpg?w=775&h=436)
Iago Moreira – 5º Período
Pingback: Professores e alunos do curso de Jornalismo lamentam morte de Boechat | AgênciaUVA