Comunicação Geral

Conhecendo a rotina do radiojornalismo

Convidados pela professora Ana Cristina, que ministra aulas de Assessoria de Comunicação e Marketing em Comunicação, alunos do Campus Tijuca da Universidade Veiga de Almeida foram até a redação da BandNews FM, localizada no bairro de Botafogo, para aprender um pouco mais sobre o dia a dia de um rádio jornalista. Devido ao período de provas a educadora não pode comparecer, mas os estudantes foram muito bem conduzidos pela comunicóloga Bettina Chateaubriand.

Bettina_Chateaubriand_dando_as_boas-_vindas_aos_alunos_[foto._Iago_Moreira-_AgÊncia_UVA].jpg
Bettina Chateaubriand dando boas vindas aos alunos  [Foto: Iago Moreira – Agência UVA]

Começando o tour, Bettina – que trabalha há 11 anos na redação – deu uma breve explicação sobre a história da rádio e o papel da BandNews FM nesse meio. A jornalista conduziu os visitantes ao corredor de entrada, onde ficam localizados os apuradores, que em sua maioria são estagiários, e os repórteres da casa. A comunicóloga também ressaltou a importância das novas redes sociais para o rádiojornalismo. Segundo ela, aplicativos como o WhatsApp proporcionaram uma interação muito maior do ouvinte com o veículo de imprensa e acabou acelerando o recebimento de novas notícias.

Depois de apresentar os setores da redação, Bettina passou a bola para Thaís Dias, Chefe de redação da Rádio BandNews, que falou sobre sua função dentro do veículo. “Hoje a minha função é muito mais cuidar da parte administrativa. Eu sou a responsável por montar as escalas, revisar matérias especiais e acompanhar a orientação editorial”, revela a jornalista, que completa relembrando os pontos defendidos anteriormente sobre a importância das redes sociais para a rádio.

Bettina_Chateaubriand_mostrando_o_setor_de_apuração_aos_visitantes_[foto._Iago_Moreira-_AgÊncia_UVA]
Bettina Chateaubriand mostrando o setor de apuração aos visitantes [Foto: Iago Moreira – Agência UVA]

Curiosamente, durante a visita, um ouvinte da rádio mandou relatos sobre o tiroteio – que acabara de começar – na favela do jacarezinho. Preso no trem da supervia, o participante chegou até a mandar um áudio com o som dos disparos efetuados por bandidos e PM’s. Durante essa correria para apurar e dar essa informação em primeira mão, os alunos foram convidados a entrarem no estúdio de gravação da emissora para sentir de perto a experiência vivida pelos profissionais que lá trabalham.

Na parte final do tour, os visitantes ainda tiveram a oportunidade de conversar com Felipe Nobre, que, assim como todos ali presentes, também é aluno de comunicação da Universidade Veiga de Almeida. O estudante – que trabalha na redação da BandNews FM há mais de seis meses – falou um pouco sobre como é a rotina do estagiário no local. “No início é difícil de se acostumar com a correria do trabalho, mas depois de um mês você já entra na linha e tudo fica mais dinâmico”, relata o universitário, finalizando a visita.

Alunos_reunidos_no_fim_da_visita_[foto_Iago_Moreira-_Agência_UVA]
Alunos reunidos no fim da visita. [Foto: Iago Moreira – Agência UVA]

Iago Moreira – 5º Período

Agência UVA é a agência experimental integrada de notícias do Curso de Jornalismo da Universidade Veiga de Almeida. Sua redação funciona na Rua Ibituruna 108, bloco B, sala 401, no campus Tijuca da UVA. Sua missão é contribuir para a formação de jornalistas com postura crítica, senso ético e consciente de sua responsabilidade social na defesa da liberdade de expressão.

1 comentário em “Conhecendo a rotina do radiojornalismo

  1. Pingback: Professores e alunos do curso de Jornalismo lamentam morte de Boechat | AgênciaUVA

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s