Entre cliques e histórias

O professor de Fotografia Digital Altayr Derrosi organizou, na manhã de ontem (03), duas palestras com profissionais do mercado para suas turmas. Gabriel de Paivae Carlos Jr. foram os convidados principais, o evento também contou com a participação do fotógrafo Carlos Erbs Jr. As apresentações aconteceram em salas interativas localizadas na vila do Campus Tijuca.

Começando o dia, Gabriel de Paiva falou – por cerca de 2 horas – sobre diversos assuntos com os alunos, em especial política e economia. O fotografo trata desses tópicos com um carinho especial pois são os temas nos quais ele mais gosta de trabalhar. “eu gosto de fazer foto de políticos pois ai você pode ver, e mostrar, o quão sujo eles são”, diz o jornalista, que completa falando que não tira foto de eventos esportivos pois não consegue se concentrar no trabalho e prefere ver a partida.

20160504141425

Gabriel de Paiva ministrando palestra para os alunos da Veiga (Foto: Altayr Derrosi)

Indagado pela turma sobre uma situação curiosa que aconteceu durante a carreira, Gabriel conta que recentemente foi o único fotógrafo a conseguir tirar uma foto no momento em que um motociclista caiu em um buraco na Radial Oeste, provocado por um vazamento de um cano da CEDAE, no último dia 20. “Um fotografo do Extra estava subindo a passarela no mesmo momento que eu e, por questão de segundos, eu consegui cheguei no ponto exato e consegui o clique do acidente bem na hora que o buraco abriu”, relata o jornalista.

Mesmo sendo capa de diversas edições do Globo, Gabriel revela que a foto mais bonita que já tirou em sua carreira nunca foi publicada. “Eu estava na praia fotografando o visual e, de repente, um cardume de manjubinhas apareceu. Depois de um tempo andando eles ficaram em uma forma que lembra um coração, foi ai que eu tirei a foto”, diz o profissional.

caja+¡ba.jpg

Cardume de manjubinhas em formato de coração. (Foto: Gabriel de Paiva)

Na segunda apresentação do dia, Carlos Jr. apresentou materiais que já produziu e revelou que hoje está dedicado ao seu lado cineasta, mais especificamente à produção de documentários. O fotógrafo mostrou cenas de “Barber Boyz”, um longa que está entre os seus projetos e conta a história de garotos de comunidades do Rio de Janeiro que trabalham como barbeiros – o filme foi enviado para participar de um festival nos Estados Unidos e tem sido apresentado em escolas públicas de Nova York.

O fotógrafo trouxe para a palestra o seu amigo Carlos Erbs Jr., que além do nome divide a profissão com ele. Ao longo de sua fala, Erbs sempre destacou as mudanças sofridas no ofício nos últimos anos, principalmente com o advento das mídias digitais. “A gente virou multimídia, nos adaptamos”. Outro assunto recorrente foi o trabalho das mídias alternativas. “Sempre existiu, mas com a digitalização, ela se ampliou”, completa Carlos.

20160504141440

Carlos Erbs Jr. (esq.), Carlos Jr. (cent.) e Altayr Derrosi (dir.).

O último tópico abordado pelos convidados foi a dificuldade advinda dos trabalhos freelance. Os fotógrafos que trabalham para agências têm que lidar com a alta competição deste meio, afinal de contas, a foto que for enviada primeiro será publicada pelos canais de notícias. Além das barreiras encontradas nos grandes

acontecimentos – por exemplo, o caso da remoção dos moradores da favela da Telerj, como contou Erbs, quando vários fotojornalistas tiveram que burlar os impedimentos da polícia para conseguir bons takes da remoção.

No fim, os alunos se demonstraram satisfeitos e felizes pela oportunidade de conversar com profissionais experientes na área.


Iago Moreira- 5º Período
Daniel Deroza- 3º Período

Um comentário sobre “Entre cliques e histórias

  1. Pingback: Se arriscando na guerra |

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s