Combustão de ideias

Crédito Pedro Arante (4)

Artista plástico Dado Oliveira (Foto: Pedro Arante)

Nascido em Angra dos Reis, o artista plástico e músico Dado Oliveira de 38 anos é formado em Desenho Industrial e também trabalhou na área de design durante anos, até de descobrir sua paixão pelo desenho. “Eu estava em casa almoçando e a menos de 400 metros da minha casa havia barulho de metralhadoras, bombas e etc. Naquele momento comecei a pensar sobre as guerras que já tinham acontecido, desde então passei a pesquisar muito sobre o assunto”.

Dado deu início a desenhos em que usava carvão ao invés de tintas. As obras obtidas a partir da queima de artefatos pirotécnicos e pavio, em grandes telas de compensado naval. Tirando partido de algumas propriedades físicas da pólvora, como a velocidade e o calor, transportando propriedades para o movimento do corpo e aplica uma concentração de energia no seu contato com a superfície.

Reunindo 20 obras inéditas, o artista tem se dedicado ao seu projeto “Ignição”, em que passou cinco meses pesquisando sobre pólvora, carvão e outros componentes explosivos líquidos e sólidos. A inspiração veio através do conflito entre PMs e traficantes nas comunidades próximas de Santa Teresa.

Depois de muita pesquisa, Dado chegou à conclusão de que seus desenhos representam a energia e a explosão dos momentos. Cada obra é única e seu processo de criação é longo e feito com muito cuidado, especialmente as pinturas feitas com pólvora, onde primeiro faz um esboço e depois o incendeia. O artista assume que apesar da novidade e ousadia ao fazer as obras com pólvora, as que são feitas com carvão ainda são suas favoritas.

 A exposição “Ignição” estará disponível para o público até o dia 3 de abril na Galeria Ateliê, que fica na Rua Almirante Alexandrino, n°2185 em Santa Teresa.


Mariana Bahia – 5º período

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s