Comunicação Geral Participe da notícia

Responsabilidade que cabe a todos nós

Nesta segunda-feira (31) o projeto “Em Evidência” trouxe o repórter da Rede Globo e editor-chefe do programa “Cidades e Soluções” da Globo News, André Trigueiro, para falar sobre seu mais novo livro “Viver é a melhor opção” que trata de depressão, suicídio e espiritualidade. Com muita desenvoltura, o jornalista explicou porque o tema é um tabu, falou de prevenções, do serviço voluntário que ajuda um milhão de pessoas por ano e como a fé consegue ajudar diversos indivíduos a ter sempre um ouvinte de prontidão.

Jornalista André Trigueiro (foto: Luana Fialho)
Jornalista André Trigueiro (foto: Luana Feliciano)

André começou contando o caso envolvendo o livro “Os sofrimentos do jovem Werther”. O livro fala sobre um garoto que se mata por não ter seu amor correspondido. Toda a imersão causada pela narrativa causou, em 1774, uma onda de suicídios de pessoas que, empregando o mesmo método do personagem, tiraram sua própria vida. “Dependendo da forma como você escreve ou fala sobre isso, nas mentes fragilizadas emocionalmente, essa mensagem pode ser interpretada como uma sugestão. E aí nós passamos a ter um protocolo muito rígido. Ninguém fala sobre suicídio. O que a organização mundial de saúde diz é que há muitos motivos pra gente não ficar reportando toda hora o suicídio considerando o efeito Werther, como ficou sacramentada essa questão”, disse o autor.

Na construção de seu livro, ele consultou diversos psicólogos e psiquiatras, além de se familiarizar com o voluntariado do Centro de Valorização da Vida. O CVV é um centro de apoio emocional para onde qualquer pessoa pode ligar ou conversar por chat em busca de ser ouvido e ter alguém para quem contar o que a preocupa. A organização não-governamental conta com a ajuda de voluntários que recebem treinamento e disponibilizam o tempo que possuem em nome desta causa. “As pessoas precisam saber que depressão é caso de saúde pública, não é algo trivial. E que em 90% dos casos, é possível prevenir que alguém cometa suicídio, pois esta associado à psicopatologias diagnosticáveis e tratáveis da depressão. Os outros 10% dizem respeito à casos em que as pessoas agem de forma fria e calculista.”

A palestra ainda contou com a participação por meio de vídeo da comentarista, analista de economia e colunista do Globo, Flávia Oliveira que foi convidada pela organização a fazer uma pergunta para o convidado. “Nós todos conhecemos a sua incansável disposição e a sua dedicação profissional a essa área de meio ambiente e, muitas vezes, a sustentabilidade e a preocupação ambiental são temas tratados como questões que dizem respeito à governos, políticos e empresas. Eu queria que você falasse pra gente como cada  um de nós pode participar dessa corrente de consumo e responsabilidade socioambiental”, perguntou a jornalista.

A resposta do repórter tem muita haver com a cultura da ostentação que nasceu e se desenvolveu na década atual. “A preocupação ambiental é o valor de uma nova ética. A ética de um projeto coletivo. O que dá pra gente fazer no dia-a-dia? Não cair na cilada de me deslumbrar com hiper consumismo ou com os apelos vorazes como o Black Friday e pela promoção que é ‘só amanhã’. Existe uma hipnose coletiva em torno do medo de que pra ser feliz ou se sentir uma pessoa realizada você precisa acumular bens e posses. O consumo consciente diz que você tem todo o direito de comprar o que você quiser desde que você se pergunte: “eu realmente preciso disso?”. É imoral ostentar abundância aonde ainda há tanta escassez”, concluiu ele.

Jornalista André Trigueiro (foto: Luana Feliciano)
Jornalista André Trigueiro (foto: Luana Feliciano)

Por fim, André Trigueiro fechou com uma reflexão:

“Viver significa experimentar uma sucessão de episódios desagradáveis e desapontadores. Graças a esses episódios eu aprendo a ser uma pessoa melhor, eu sou uma pessoa que tem mais sabedoria, que tem mais conhecimento e sabe lidar com as situações adversas da vida. A gente aprende com a dor e sofrimento: a vaia ensina mais que o aplauso, a crítica ensina mais que o elogio, isso não é uma retórica bonitinha, isso é fato”.

Por: Luana Feliciano

Avatar de Desconhecido

Agência UVA é a agência experimental integrada de notícias do Curso de Jornalismo da Universidade Veiga de Almeida. Sua redação funciona na Rua Ibituruna 108, bloco B, sala 401, no campus Tijuca da UVA. Sua missão é contribuir para a formação de jornalistas com postura crítica, senso ético e consciente de sua responsabilidade social na defesa da liberdade de expressão.

0 comentário em “Responsabilidade que cabe a todos nós

Deixe um comentário