A IMPORTÂNCIA DA RELAÇÃO DO TORCEDOR COM O ATLETA
Em clima de clássico, a partida da SECOM 2015 vai caminhando para o seu desfecho. Abrindo o último dia, Jonathan Assis, aluno de comunicação da UVA, deu um show de voz e violão, fazendo com que todos os presentes cantassem junto. Em seguida, a palestra “Marketing Esportivo: Cenário de Oportunidades”, trouxe Bernardo Pontes – Gerente de Marketing do Vasco , Thiago Krafzik – Gerente de Planejamento Ogilvy, Alexandre Neves – CEO Backseven, e Márcio Mac Culloch – Gerente de Comunicação do Flamengo. O evento contou com o professor Isnard Vieira como mediador.

Para dar início a palestra, Alexandre apresentou a Backseven, uma rede social voltada inteiramente para possibilitar aos atletas uma melhor estrutura, principalmente a questão do patrocínio. “A rede é focada no esporte, especialmente para os atletas de grande rendimento, como se fosse o currículo profissional do esportista”, diz Alexandre, que ainda explica que o acesso é só para quem é convidado a se conectar, proporcionando uma interação de quem tem interesse em patrocinar os atletas. Também ressalta que o importante é o legado de reconhecimento que vai ficar pelo trabalho dos esportistas.
A preocupação com os profissionais do esporte em geral permeia a palestra, tanto que Thiago, Bernardo e Márcio, respectivamente, do Sport Recife, Vasco e Flamengo, apesar de trabalharem para o futebol, também ressaltaram em seus Cases, apresentando a importância de estabelecer laços entre o torcedor e o clube, dentre eles, um Case apresentado por Thiago destacou-se, sobre a violência nos estádios, no qual as mães de torcedores fizeram a segurança do jogo.

O que fica de mensagem nessa palestra, além da importância da aproximação entre as partes. “Não disputo torcedor.” , explica Bernardo. Apesar da rivalidade entre torcedores, não importa o time em questão, os profissionais por trás dos clubes, estão eventualmente trabalhando juntos e trocando ideias, para o desenvolvimento do esporte.
Por: Cassiane Lima, Marta Furtado e Tadeu Thurler
0 comentário em “Marketing esportivo: Cenário de Oportunidades”