Na tarde desta quarta-feira (3) calouros e veteranos dos cursos de Jornalismo e Publicidade se reuniram para assistir à oficina sobre “Cidadania no Esporte”. O workshop recebeu a presença da Família Oneto, o atleta Bernardo do Polo Aquático e seus pais, Gianmarco Gomes e Luciana. Minutos antes de iniciarem a oficina, Gian conversou com os alunos e explicou que o evento era uma oportunidade muito boa, já que iriam falar sobre cidadania. Durante as suas explicações, deu destaques aos atletas e afirmou que estes só conquistam reconhecimentos na carreira após alcançarem sucesso internacional. O profissional também contou experiências vividas por Bernardo, que no 2° semestre busca ganhar medalhas nos Jogos Pan-americanos em Toronto.

O palestrante apresentou aos universitários alguns slides com a intenção de que estes compreendessem as informações de forma fácil e prática. Um desses se referiu ao chamado Desenvolvimento Bottom Up – Identificação de Talentos, que mostrou alguns tópicos como “As coisas mais simples são as mais legítimas” e “É preciso saber torcer pelo colega”. No final, a aluna Juliana Cristine, uma das organizadoras do evento entregou certificados aos convidados, os agradeceu por terem aceito o convite e sorteou um boné da Rádio Cidade entre os participantes.
A oficina Design na Indústria do Entretenimento Digital, ministrada por Marcelo Casoli, teve por objetivo focar a área de design para os alunos de comunicação. “O que você, como aluno, pode fazer para se destacar no mercado?”, questionou o convidado, formado em Gestão de Tecnologia da Informação.

Após a pergunta, Marcelo iniciou sua palestra informando aos estudantes que, atualmente, se ganha mais no mercado de games do que em Hollywood e explicou em vídeo como funciona uma empresa de criação de jogos. Além de mostrar marcas responsáveis por produzir conteúdos de entretenimento e deu dicas de sites para criar portfólios.
Em clima descontraído, o convidado encerrou apresentando a REDZERO, Escola de Games e Entretenimento Digital na qual é coordenador de ensino. O curso é um núcleo da Full Sail University, considerada a maior Instituição de entretenimento digital do mundo, por ter alunos que trabalharam em grandes produções cinematográficas, como as franquias de Homem de Ferro e Transformers, e games, como Call of Duty.
O publicitário André Monnerat , Gerente de relacionamento e Marketing do Flamengo, ministrou a oficina de “Estratégia de Comunicação no programa Sócio Torcedor”, a ultima da SECOM 2015. Na apresentação, André explicou, de forma descontraída, como funciona o plano de Marketing dos clubes no Brasil. Destacou que o foco principal é estabelecer vínculos com o torcedor, e, ao mesmo tempo, gerar renda para investir no time. “O flamengo está transformando o futebol brasileiro”, disse o publicitário, fazendo referencia ao programa de sócio torcedor do clube.
Durante a oficina, o oficineiro enfatizou que o fato do torcedor se associar ao programa, não está só ligado necessariamente aos benefícios que lhe são oferecidos, como descontos nos ingressos e produtos licenciados da marca, mas pode também, ter vínculos com sua paixão pelo time. ”Hoje em dia o torcedor quer estar cada vez mais perto do seu time, seja nos jogos ou em casa, ele quer se sentir parte do time” disse o profissional.

O convidado fechou a oficina contando histórias de sócio torcedores, que foram sorteados através de promoções do programa , para estarem presentes em momentos históricos de seu time, um exemplo citado, foi de uma torcedora do flamengo que presenciou a contração do meio-campista Héctor Canteros Canteros e teve a oportunidade de entregar a primeira camisa do time para seu ídolo. “São momentos assim que fazem o torcedor ter orgulho de pertencer ao seu clube”, completou André.
Por: Brigida Brito, Thamiris Vieira, Erick Douglas e Jéssica Motta, Cassiane Ribeiro e Iago Moreira
0 comentário em “Experiências e histórias emocionantes marcam as oficinas no último dia de SECOM 2015”