Um gesto que pode salvar vidas: “Meu tipo é ser solidário, qual o seu?”. Este foi o tema da campanha de doação de sangue promovida pela Universidade Veiga de Almeida em parceria com o Shopping Downtown e o HemoRio nesta segunda-feira (18/05).
Esta foi a primeira ação social de doação de sangue realizada pela unidade Barra-Dowtown. A campanha que, começou como um trabalho de turma da professora Renata Feital, do curso de Comunicação Social, ganhou vida própria e mobilizou toda a universidade, de professores e funcionários a alunos.

A campanha tinha como objetivo de alimentar o banco de sangue do HemoRio, aumentando o número de doadores permanentes e mostrar que o ato de doar sangue é um paralelo de solidariedade e amor ao próximo. Atualmente, no Brasil, são coletados 3,5 milhões de bolsas de sangue por ano, sendo que o ideal seria 5,7 milhões.
Marcelo Trindade, professor de Direito da UVA, diz que o maior incentivo para participar da campanha foi a facilidade ao acesso pelo fato de o HemoRio ter ido até à universidade. E completa dizendo que o processo é rápido e sem incômodo algum.
“Primeiro, fiquei muito surpreendida com um curso de Comunicação muito novinho e cheio de disposição. Isso é da maior importância: responsabilidade social. Me dar conta que esses meninos são pessoas melhores do que muita gente, que estão realmente preocupados com isso, não dá pra pensar agora, mas vou ver o que podemos fazer para sediar isso”, afirmou a de campus Profa. Lourdes Luz, que não mediu esforços e abraçou a causa junto com os alunos.

O evento, que contou com várias ações publicitárias, incluindo um Flash Mob que parou o shopping e colocou todo mundo para dançar, teve ainda a participação dos atores Hugo Bonemer e Raquel Fabbri, que se disponibilizaram em ajudar na doação de sangue e na divulgação do evento.
“Nós ouvimos em geral que temos que doar sangue quando acontece algo muito ruim, seja com parentes de amigos, enfim… Acho que esse é o momento que a maioria de nós vai doar sangue, então é uma coisa que acabamos esquecendo. E essas campanhas que a UVA-Downtown está organizando é muito importante porque nós acabamos esquecendo desse hábito que deveria ser nosso. Esse hábito de doar, sempre”, afirmou o ator Hugo Bonemer.

O que é o HemoRio? Por que doar sangue?
De acordo com o médico Evandro Ramos, responsável pela coleta, a ação de doação de sangue acaba sendo uma grande promoção da saúde em geral. E a universidade cria esse vínculo e desenvolve a consciência dos próprios alunos para essa prática de saúde da melhor forma possível, independente de quais são os cursos que a faculdade dispõe.
Na verdade, a importância dessas bolsas de sangue vai muito mais além, porque quantos de nós não temos um parente que precisa ou já precisou de sangue alguma vez? E são essas bolsas que vão para qualquer um de nós quando precisarmos. O HemoRio é o Hemo Centro modulador do Rio de Janeiro.
Às vezes o sangue do HemoRio pode ir até para um hospital distante do estado. A prática de doar é muito importante. É um pouco difícil observarmos o benefício dessa prática. “Sempre está faltando sangue, pois sempre temos os picos, os momentos de piora. Que, com certeza, é na época do Carnaval, pois temos grandes números de acidentes e poucos doares”, afirma o medido responsável pela coleta.
“Então, normalmente os nossos estoques diminuem sempre nessa época. Sem contar as datas comemorativas e feriados mais prolongados. O nosso banco de sangue, vamos dizer assim, sempre está abaixo para o que seria o adequado. Por isso é importante a campanha de novas coletas, a conscientização, levar essa ação para todos os setores da sociedade”, conclui o médico Evandro Ramos.

Para doar é simples, basta levar o documento de identificação original com foto. O HemoRio funciona de domingo a domingo, inclusive feriados, de 07:00 às 18:00 horas. O HemoRio fica localizado no rua Rua Frei Caneca, centro do Rio de Janeiro. Para sediar uma ação como essa, seja na sua universidade, empresa, igrejas ou em qualquer outro lugar, é bem simples: basta entrar no site www.hemorio.rj.gov.br/ e procurar mais informações sobre a coleta externa.
Por: Brigida Brito e Sheyla Soares
o tem foi um dia perfeito, agradeço a vocês da Agência Uva por terem ido cobrir o evento, uma simpatia só. A matéria está linda, parabéns pelo trabalho, e com certeza se tornaram inspiração a nós que queremos estagiar e trabalhar com isso