Geral

Lucratividade nas vielas

59115_442989059097695_893758680_n

Com a aproximação dos grandes eventos no Rio de Janeiro, projetos em estímulo a exploração da cidade apontam para um investimento atípico: o turismo nas favelas. A iniciativa já tem resultado. Segundo o Instituto Brasileiro de Turismo, no último ano, houve um crescimento de 5% no número de turistas estrangeiros no Rio de Janeiro.

Tal valorização das vielas torna-se notória com a ausência dos pontos de tráfico e violência, e, consequentemente, com implantação das UPPs em 2008. Com o crescimento no ramo, empresas privadas vêm criando programas de incentivo aos moradores para a criação de uma renda extra, com o objetivo da busca pela integração produtiva com o restante da cidade, já que entidades associativas locais nem sempre se preocupam com o desenvolvimento econômico.

Exemplo disto é Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), que atua desde 1996 nas favelas da cidade do Rio de Janeiro. De acordo com a analista da empresa: “O objetivo é fazer com que, por essa via do empreendedorismo, a favela se integre mais à cidade. Não só a favela como um gerador de mão de obra, mas como um gerador de produtos de produtos e serviços e soluções para o restante da cidade”.

Para mais informações sobre as iniciativas do Sebrae, acesse:

ttp://www.sebrae.com.br/momento/quero-abrir-um-negocio

Ana Stefana – Jornalismo Digital – 8º período

0 comentário em “Lucratividade nas vielas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s