Esporte

Copa do Mundo 2026: Espanha elimina Portugal e Cristiano Ronaldo pode ter se despedido dos Mundiais

Com a vitória por 1 a 0, a seleção espanhola voltou às quartas de final da pela primeira vez desde o título conquistado em 2010

A Espanha está de volta às quartas de final da Copa do Mundo após 16 anos. A classificação veio com a vitória por 1 a 0 sobre Portugal, nesta segunda-feira (6), em Dallas. O gol da vitória foi marcado por Mikel Merino, nos acréscimos do segundo tempo. Em uma partida que pode ter marcado a despedida de Cristiano Ronaldo dos Mundiais. 

O jogo começou em ritmo intenso, com maior domínio da seleção espanhola, que levou perigo desde os primeiros minutos. A chance mais clara da primeira etapa surgiu aos sete minutos, quando Mikel Oyarzabal saiu cara a cara com Diogo Costa, mas finalizou para fora e desperdiçou a oportunidade de abrir o placar. Diogo Costa também foi decisivo ao defender a sequência de finalizações de chutes cruzados de Lamine Yamal e Álex Baena, um de cada lado.

Portugal buscou equilibrar as ações ao longo do primeiro tempo e levou perigo principalmente com Cristiano Ronaldo. O atacante teve duas boas oportunidades: a primeira em um chute cruzado pela direita e, na segunda, aproveitou um rebote após cabeçada de João Félix. Em ambas, Unai Simón fez as defesas. Nuno Mendes também assustou ao acertar o travessão em um chute de longa distância. 

Possível último Mundial da carreira, Cristiano Ronaldo soma seis Copas do Mundo disputadas, com 27 jogos e 11 gols marcados no torneio desde sua estreia, em 2006. (Foto: Divulgação/FIFA)

Apesar das oportunidades criadas pelos dois lados, as equipes foram para o intervalo com o placar zerado. Logo no início da segunda etapa, Portugal sofreu uma baixa importante com a saída de Nuno Mendes, um dos destaques da partida, por lesão. O ritmo de jogo também caiu em relação ao primeiro tempo, e as duas seleções passaram a encontrar dificuldades para criar chances claras. 

A primeira oportunidade de perigo da etapa final veio aos 27 minutos, em cobrança de falta de Lamine Yamal defendida por Diogo Costa. Portugal respondeu com uma finalização de Bruno Fernandes, que saiu para fora.

Na reta final da partida, porém, a Espanha aumentou a pressão e foi recompensada. Já nos acréscimos, após uma cobrança rápida de falta, Ferran Torres encontrou um belo passe para Mikel Merino, que finalizou no canto direito para garantir a vitória espanhola e a classificação às quartas de final. 

Agora, a Espanha aguarda o vencedor do confronto entre Estados Unidos e Bélgica para conhecer seu adversário nas quartas de final. A seleção espanhola volta a campo na próxima sexta-feira (10), às 16h, em Los Angeles.

Reportagem de Nathalia Bittencourt

Foto de capa: Reprodução/X/@SEFutbol

LEIA TAMBÉM: Três países, uma Copa do Mundo e diferentes formas de viver o futebol

LEIA TAMBÉM: Copa do Mundo 2026: Inglaterra vence México em jogo histórico e chega nas quartas de final

2 comentários em “Copa do Mundo 2026: Espanha elimina Portugal e Cristiano Ronaldo pode ter se despedido dos Mundiais