Após pedido de Trump, Bolsonaro decide abrir mão de benefícios da OMC

A estratégia, segundo o Ministro de Relações Exteriores, é afirmar a entrada do Brasil no OCDE

32480862867_09f9314c33_o.jpg

O presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, durante encontro com o presidente dos EUA, Donald Trump, na Casa Branca, em Washington, EUA Foto: Alan Santos / PR (Washington)

Durante a visita aos Estados Unidos, Jair Bolsonaro debateu assuntos comuns ao presidente norte-americano, Donald Trump. Entre eles, o destino das relações comerciais dos países, que foi uma importante pauta, já que Bolsonaro havia demonstrado, desde o início de sua campanha, interesse em uma maior aproximação com o país. Uma das questões abordadas na reunião da última terça-feira (19), foi o destino do Brasil no acordo da Organização Mundial do Comércio (OMC).

O acordo tem a intenção de mediar interesses comerciais, a fim de montar uma organização de negócios multilateral, utilizando de um sistema de normas formado pelos 164 países membros, que incluem, por exemplo, o debate sobre taxas em cima dos produtos. O Brasil é membro do acordo desde 1995 e faz parte da lista de países em desenvolvimento, tendo vantagens acima de outros países. Países como os Estados Unidos não são a favor deste tratamento especial.

Como forma de estreitar as relações, o Ministro de Relações Exteriores, Ernesto Araújo, em comunicado, disse que, o presidente Jair Bolsonaro estaria disposto a abrir mão dos privilégios da OMC. Alegação que está firmada no site do Itamaraty. Em seguida, Trump expressou seu apoio ao processo para a entrada do Brasil a se tornar membro pleno da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Com isso, o Brasil espera atrair investimentos e obter vantagens, como melhores chances de financiamento externo.


Arielle Curti – 7º Período

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s