Cultura Entrevistas Geral Literatura Sociedade

Tiktoker usa a leitura para lidar com a abstinência e vira estrela na rede

"Menino do vício" usa os livros como escape e conta sua história como ex-dependente químico.

Com uma história de superação estimulante, Lucas Henrique, o “menino do vício”, já acumula mais de 220 mil seguidores no TikTok, onde compartilha sua jornada na luta contra o uso de drogas e sua paixão pelos livros.

Aos 26 anos, o paranaense vem ganhando cada vez mais espaço na plataforma chinesa, já com diversos vídeos viralizados em que fala sobre a descoberta de uma nova paixão que vem o acompanhando durante o processo de sobriedade. Seus vídeos mais famosos sempre incluem uma lista de leituras e de recomendações, com ganchos como “todos os livros que eu li no meu terceiro mês sóbrio”.

imagem: Reprodução/TikTok

A escolha do nome tão característico reflete a sua mensagem. “Menino do vício” faz uma referência à sua história, dos tempos em que Lucas ainda era usuário de drogas, mas também à história atual, que está se formando, de um ex-usuário, que agora transfere o desejo compulsivo para a leitura. Dessa vez, um vício bom, em suas próprias palavras.

“Sabia que se pegasse dinheiro eu iria querer comprar drogas, então assim que caía algum dinheiro na conta eu já comprava um livro para não dar tempo de gastar”, disse Lucas, em uma entrevista com a Agência UVA.

A sua história é antiga, Lucas conta que o seu primeiro vício foi o narguilé, que esteve presente desde muito cedo em sua vida, já aos 12 anos. “Tive muitos problemas de saúde porque, além do narguilé, também passei a usar maconha, aos 18 anos, e um dos efeitos colaterais foi uma pneumonia. Fiquei muito mal mesmo.”

Ele conta que, quando começou a usar drogas, foi para suprir o vazio que sentia por conta de um profundo estado de depressão, e descreveu a primeira vez que usou maconha como “amor à primeira vista”. A partir da maioridade, a erva se tornou parte de sua vida.

De início, ela até o ajudou a lidar com seu estado de saúde, porém, ela também abriu portas para que, entre 2022 e 2023, ele experimentasse outras drogas, como cocaína e a “balinha”, nome popular do Ecstasy. 

Em 2022, quando decidiu largar a maconha, e ainda antes de ter experimentado outras substâncias, Lucas começou a postar seus primeiros vídeos no TikTok como uma forma de documentar o seu processo de abstinência. Mesmo que, na época, ainda não houvessem tantos compartilhamentos, ele gostava de usar o seu perfil como um diário, relatando seus sintomas de abstinência a cada dia.

Porém, foi nesse mesmo ano, apenas cinco meses após dar início ao seu processo de sobriedade da maconha, que ele enfrentou uma recaída grave. Foi então que ele experimentou, pela primeira vez, substâncias mais pesadas.

Ele conta que experimentou essas drogas durante quase dois anos, mas então, em 2025, decidiu tentar se manter sóbrio novamente, e diz que agora está mais firme que nunca: “Parei também com a cocaína este ano, durou quase dois anos e foi o suficiente para fazer um bom estrago.”

Agora, no meio desse novo processo, Lucas voltou a documentar sua evolução. Todo dia, posta um novo vídeo com a contagem do tempo que está sóbrio.

imagem: Reprodução/TikTok

Nessa luta contra a abstinência, os livros têm um papel indispensável. As obras o ajudam a conseguir um pouco de distração. “Comecei a ler, fui me interessando e queria saber cada vez mais, buscava outras histórias, os livros realmente me prenderam.”

Um fato que impressiona em seus vídeos é a variedade de gênero literário que abrange desde ficção juvenil até clássicos como “A Metamorfose”, de Franz Kafka. Quando perguntado sobre o seu estilo favorito, Lucas disse que gosta bastante dos livros de terror, suspense e LGBT, porém, diz que não se prende e gosta de explorar tudo. “Eu leio de tudo. Se me chamou atenção, vou querer ler.”

Lucas conta que no começo tinha apenas quatro livros, mas quando viralizou pela primeira vez recebeu uma grande variedade em doação, o que foi essencial para que pudesse dar continuidade ao seu hobby. Agora, com uma coleção de aproximadamente 300 livros, ele tem para dar e vender.

Desempregado no momento, Lucas tem o TikTok como principal fonte de renda e conta, principalmente, com as doações dos seguidores para alimentar sua fome de livros.

Inclusive, sua relação com os seguidores é muito especial. Ele considera as pessoas que o vêm acompanhando como um pilar para si.

“Eles me mandam mensagem falando que estão orgulhosos e me pedem para não desistir. Às vezes recebo cartinhas junto de livros escrito ‘estou mandando para você continuar’” eles o incentivam a continuar se esforçando.

Lucas diz que seu objetivo com os vídeos sempre foi alcançar pessoas que estão na mesma situação. “A minha intenção era ajudar a galera. Quando comecei a postar falando sobre meu vício, foi na intenção de ajudar.” 

E, com certeza, seu depoimento vem ajudado muita gente. Em diferentes postagens em seu perfil, é possível ver um comentário como: “Estou muito feliz, estou em um processo de mudança e você está me ajudando”, e outras pessoas comovidas com sua história: “Fiquei muito orgulhoso, só consegui sorrir o vídeo inteiro”.

“É uma moeda de troca mesmo, ao mesmo tempo que eu ajudo eles, eles também me ajudam. Vejo gente comentando sempre que estão se inspirando em mim, falando ‘parei de fumar por causa de você’, então eles estão me incentivando muito”.

Com seus mais de 220 mil seguidores na plataforma, o público do influenciador não se limita a um só. Ele quer atrair diferentes grupos, e os usuários que engajam com seu conteúdo variam em diferentes aspectos: “Vai aparecer para quem tiver que aparecer”, ele diz, “Tem médico que é usuário, tem veterinário que é usuário […] Quero que vá para várias pessoas.” 

Com uma linda história de superação e um carisma que transmite nos vídeos, Lucas tem ganhado um espaço significativo na rede. O que se espera é que sua jornada ainda consiga impactar muitas pessoas.

Foto de capa: Reprodução/Instagram

Reportagem de Maria Eduarda Vianna Nogueira, com edição de texto de Vinicius Corrêa

LEIA TAMBÉM: “As Regras do Jogo”: novo romance de Sarah Adams vai conquistar seu coração

LEIA TAMBÉM: Sucesso de “Ainda Estou Aqui” alavanca bilheterias de outros filmes nacionais

2 comentários em “Tiktoker usa a leitura para lidar com a abstinência e vira estrela na rede

  1. Pingback: Governo Trump suspende vistos para estudantes estrangeiros e propõe monitoramento de redes sociais | Agência UVA

  2. Pingback: Eduardo Paes anuncia uma nova biblioteca na zona portuária | Agência UVA

Deixe um comentário