Agência UVA Comunicação Geral

Secom 2024: oficina da Agência UVA discute elaboração de pautas e crônicas

Os editores falaram sobre o trabalho na Agência UVA e aconselharam os alunos presentes

Nesta quarta (19), ocorreu o terceiro dia da Semana da Comunicação na Universidade Veiga da Almeida (SECOM). Entre os eventos do dia, ocorreu a oficina da Agência UVA, comandada por Gabriel Ribeiro, editor de política e internacional, e João Agner, editor de cultura, moda e comportamento.

A oficina, dividida em duas partes, começou com uma palestra de Gabriel Ribeiro, onde foi explicado todo o processo de desenvolvimento de uma pauta até a reportagem pronta. O jornalista explicou que sempre se deve pensar no diferencial da pauta, por ser o que levará os leitores a escolherem essa matéria e não a de outro veículo.

A oficina foi realizada no mini auditório do campus Tijuca. (Foto: Pedro Turteltaub)

“O que vai fazer uma pessoa ler um texto da Agência UVA e não um texto do G1 ou de outro site? Porque na Agência ela vai achar uma coisa diferente, que seja a marca da Agência, porque se só publicarmos o que os outros portais já publicam, ninguém virá ver o que a gente faz. Temos que pensar em novas possibilidades de abordar os temas que já estão sendo falados e precisamos conhecer o nosso público,” explica Gabriel.

Gabriel também falou que a Agência tem uma pegada mais “pop” em suas matérias, e deu exemplos sobre como elaborar pautas que sigam mais essa pegada. Também foram dadas dicas de como encontrar especialistas para ajudar na elaboração da matéria.

Gabriel mostrou um exemplo de e-mail para ser enviado para convidar especialistas. (Foto: Pedro Turteltaub)

“Como nem sempre é fácil entrar em contato com algumas fontes mais específicas, é legal sempre pensar em mais de uma fonte”, recomenda Gabriel.

Gabriel, também mostrou exemplos de solicitação de posicionamento, e falou o quanto isso é importante para algumas matérias. Para exemplificar, o repórter contou a história de uma situação vivida por ele, na produção de uma matéria onde um personagem fez uma denúncia a segurança publica de Niterói e ele precisou ir atrás de um posicionamento do órgão. Gabriel finalizou sua apresentação dando dicas de como ter uma boa pauta e um bom planejamento de texto.

Na segunda parte do evento, o editor João Agner falou sobre as crônicas, um tipo textual que tem estado em constante crescimento dentro da Agência UVA. Foi discutida a estrutura da crônica e como aspectos do nosso cotidiano podem se tornar uma crônica.

O editor fez uma apresentação sobre as crônicas. (Foto: Pedro Turteltaub)

“A crônica tem que ser acessível, tem que ser uma coisa que todo mundo consiga ler, sem palavras difíceis, sem enfeitar o texto. Mas isso não impede que vocês façam uma metáfora ou epifania,” explica João.

João mostrou em sua apresentação algumas crônicas marcantes da Agência UVA, com Tudo de novo no Front, Lentes de contato Didion, O dia 02 de julho de 2008 ainda vive em mim, Narrativas cotidianas, entre outras. Cada uma teve seu contexto explicado para mostrar que qualquer situação ou vivência pode se tornar tema de uma crônica. Também foram citadas referências de cronistas importantes de diversas áreas e formatos, como Martha Medeiros e Victor Heringer. O editor também recomendou que os expectadores da palestra consumissem crônicas para desenvolver melhor seus textos.

Algumas das referência apresentadas durante a Oficina. (Foto: Pedro Turteltaub)

“Crônica é um texto pessoal, e isso intimidar, mas eu acho interessante olharmos para nós mesmos e pensarmos em coisas nossas importantes de serem ditas”, finalizou João.

A oficina foi finalizada com um convite aos alunos presentes para fazerem parte da equipe da Agência UVA no próximo semestre, quando abrem novas inscrições.

Foto de capa: Pedro Turteltaub

Reportagem de Pedro Turteltaub, com edição de texto de João Agner

LEIA TAMBÉM : SECOM 2024: Thaisa Coelho fala sobre o combate a fake news na era digital

LEIA TAMBÉM : Relação entre a produção de eventos e novas tecnologias é pauta na Secom 2023

0 comentário em “Secom 2024: oficina da Agência UVA discute elaboração de pautas e crônicas

Deixe um comentário