Comunicação Esporte Evento

Rio2C: Casimiro revoluciona transmissão esportiva com a CazéTV

Casimiro Miguel e Fernanda Gentil conversam sobre o sucesso da CazéTV

O palco GlobalStage na Rio2C recebeu o streamer e comentarista esportivo Casimiro Miguel e a jornalista Fernanda Gentil, no painel “Isso Aqui é Elite: Casimiro e CazéTV, o fenômeno digital”, para uma conversa sobre a trajetória de Casimiro, desde as lives em seu quarto até a transmissão de grandes eventos esportivos. O bate papo trouxe a perspectiva do comunicador sobre essa experiência transformadora e os diferenciais do estilo único de linguagem do canal.

A CazéTV, parceria entre o streamer e a LiveMode, conseguiu combinar as maiores competições esportivas do mundo e um time de influenciadores, criando uma opção diversificada para o telespectador e o mercado de mídia.

Casimiro e Fernanda Gentil falam sobre o sucesso da CazéTV e relembram coberturas.
(Foto: Divulgação/Rio2C)

Em dezembro de 2023, A CazéTV fechou contrato com a Uefa para a transmissão da Eurocopa de 2024. O canal vai exibir jogos de todas as fases do torneio de forma gratuita. Casimiro falou sobre a responsabilidade que essa transmissão carrega e o compromisso com o público de trazer conteúdos de forma gratuita.

“Existe essa responsabilidade de estar fazendo a transmissão de competições tão grandes, tanto a Olimpíada quanto a Eurocopa. Desde que a CazéTV surgiu é uma preocupação que a gente tem de trazer conteúdos de forma gratuita. Tornar o esporte e grandes eventos acessíveis é muito especial para a gente”, conta o streamer.

A Copa do Mundo Feminina transmitida pela CazéTV em 2023, trouxe não só recordes de audiência durante as transmissões, mas também representatividade. Casimiro trouxe nomes como Fernanda Gentil, Milene Domingues, Milla Garcia, Belle Suárez, Yara Fantoni, Letícia Macedo, Valentina Bandeira e Ju Cabral para a cobertura. Ainda houveram conteúdos com os melhores momentos, vídeos de bastidores, transmissões pré e pós-jogos, reacts e cobertura in loco. O streamer comenta sobre a importância de trazer esse time feminino para a cobertura.

“A palavra é essa mesmo: representatividade. A Copa do Mundo Feminina trouxe para a CazéTV um posicionamento muito importante e acredito que o melhor foi ter feito isso de forma leve e casual, sem deixar de perder a essência da CazéTV”, afirma Casimiro.

Durante o bate papo, Casimiro e Fernanda Gentil relembraram o jogo de volta da final do Campeonato Paulista de 2023, entre Palmeiras e Santos, onde, após a transmissão da partida, os jogadores do time comandado por Abel Ferreira realizaram um bate papo na beira do campo. A comunicação entre atleta e a CazéTV é feita de forma fluida e leve, por isso o streamer relata essa diferença em relação a mídia tradicional.

“Os jogadores querem parar e falar com a gente. A galera se sente confiante de sentar e conversar com a CazéTV. É muito legal ver os jogadores falando sobre assuntos que eles não falariam na mídia tradicional. A chave é ter a confiança com esses caras porque eles também fazem o espetáculo com a gente”, conta o também comentarista esportivo.

Na transmissão dos Jogos Pan-Americanos de Santiago de 2023, a escolha dos esportes exibidos e estilo adotado pelo canal desagradou os fãs de esportes olímpicos nas redes sociais. Após críticas e feedbacks, o comentarista foi se ajustando enquanto acontecia a cobertura da competição e conta sobre o processo.

Casimiro também abordou sobre a importância do feedback instantâneo. Como o Youtube e a Twitch são plataformas que possuem comentários ao vivo, os telespectadores comentavam dia após dia sobre a evolução da transmissão.

“Foi um processo de aprendizado. Recebemos críticas que faziam muito sentido, principalmente no início da cobertura. O fã do esporte olímpico não é um fã qualquer. Ele é um especialista mesmo. Fomos melhorando e ter tido esse feedback instantâneo foi essencial”, disse Casimiro.

Segundo Casimiro, todos os ajustes foram necessários para que pudesse realizar a cobertura das Olimpíadas de Paris-2024. O canal vai ter estruturas de transmissão tanto no Brasil quanto em Paris. O comunicador afirma estar animado com o novo projeto e reforça a palavra responsabilidade sobre a CazéTV.

“Ter uma competição do tamanho das Olimpíadas e ter uma Eurocopa no meio é uma tremenda responsabilidade. Nesse processo todo estamos aprendendo muito e tomando muita porrada. A gente acerta mas a gente erra muito também. Mas estou muito animado, vai ser histórico!”, afirma o comentarista.

Foto de capa: Divulgação/Rio2C

Reportagem de Mariana Motta, com edição de texto de Gustavo Pinheiro

LEIA TAMBÉM: Rio2C: escrita de novelas brasileiras se reinventa no streaming

LEIA TAMBÉM: Indústria audiovisual carioca vira tema de palestra na Rio2C

1 comentário em “Rio2C: Casimiro revoluciona transmissão esportiva com a CazéTV

  1. Pingback: Rio2C: Diogo Defante fala sobre a arte de conquistar risos na música e na comédia | Agência UVA

Deixe um comentário