O giro cultural da Agência UVA chegou e trouxe opções entre mostras de arte, shows e teatro gratuitos ou com valor acessível para aproveitar da melhor maneira o fim de semana.
Exposição “Celular 50 – Da primeira ligação à próxima geração“

A exposição teve sua estreia no último dia 23 de maio e comemora os 50 anos da criação do primeiro celular, desenvolvido pela empresa Motorola. Através de uma experiência interativa em formato de circuito, passará por 5 seções diferentes, contando a história do aparelho e de como será o seu futuro através de recursos audiovisuais, painéis, jogos e totens alfanuméricos.
Estará disponível de terça a domingo, no Museu do Amanhã, até o dia 29 de agosto, de 11h às 18h. Custando R$30 a inteira e R$15, a meia, às terças-feiras são gratuitas. Ingressos disponíveis aqui.
Endereço: Praça Mauá, n°1 – Centro, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro.
Festival Tim Music Rio
Este será o último final de semana do Festival Tim Music, considerado o maior festival de música gratuito do Brasil e que está na Praia de Copacabana desde o início do mês de maio. O lineup dos próximos dias 27 e 28 contará com shows de Caetano Veloso e Bala Desejo, e Baiana System e Liniker, respectivamente, iniciando às 17h. Os shows também serão transmitidos ao vivo no canal Multishow.
Endereço: Rua Figueiredo Magalhães, na altura do Posto 4 da praia de Copacabana.
Mostra de Teatro Preto
A mostra faz parte dos eventos do Presença Festival e apresentará duas peças no Teatro da CAIXA Nelson Rodrigues, de companhias relacionadas à história do teatro preto. A primeira, “Jornada De Um Herói”, será apresentada nos dias 25 e 26 de maio, às 19h, e narra a historia de José, um homem desempregado, negro, pobre e semianalbefeto, que enfrenta as diversas dificuldades de sua realidade, numa verdadeira história de heroísmo e resistência.
A segunda, “Meus Cabelos de Baobá”, terá apresentação nos dia 27, às 19h, e no dia 28, às 17h, e tem como tema a árvore Baobá e sua relação com mitologias africanas e ancestralidade de mulheres negras. Todas as apresentações serão gratuitas. Para adquirir o ingresso, é necessário ir à bilheteria do teatro com uma hora de antecedência do inicio dos espetáculos.
Endereço: Av. República do Paraguai, 230 – Centro, Rio de Janeiro
“Ano-Luz“

A exposição reúne obras interativas, imersivas e sinestésicas compostas por três instalações, além de seis animações exibidas em painéis de LED de artistas de diferentes nacionalidades, que usam da luz como elemento central para a construção de suas obras. Sua principal discussão é sobre as novas concepções de tempo que foram criadas com as evoluções tecnológicas.
Estará disponível até dia 25 de junho, de quarta a domingo, de 11h às 20h, no Centro Cultural Futuros – Arte e Tecnologia, com entrada franca.
Endereço: Rua Dois de Dezembro, 63 – Flamengo – Rio de Janeiro.
Exposição “Omolu, A Cura – Orixás, Cultura, Evolução e Essência”
O maior objetivo da mostra é combater a intolerância religiosa através de 20 fotografias de Bendito Benedito, inspirado no espetáculo de mesmo nome que tem como tema uma cerimônia da religião de matriz africana Candomblé, em homenagem ao orixá Omulu. Também será apresentado um vídeo sobre a construção do espetáculo e elementos visuais relacionados à divindade e ao seu culto.
Está em cartaz até o dia 30 de junho, de terça a Domingo, de 10h às 19h, na Sala VIP da Cidade das Artes, com entrada franca.
Endereço: Av. das Américas, 5300 – Barra da Tijuca, Rio de Janeiro.
Foto de capa: Albert Andrade
Reportagem de Karla Maia, com edição de Jorge Barbosa.
LEIA TAMBÉM: Parque Rita Lee: Boulevard Olímpico será rebatizado em homenagem à cantora
LEIA TAMBÉM:“A Pequena Sereia” se mantém fiel à animação orginal
0 comentário em “Exposição sobre a história do celular e outros eventos em destaque para o fim de semana”