Cultura Entretenimento Séries

Nova greve dos roteiristas causa estagnação em estúdios de Hollywood

15 anos após a última greve, o sindicato de roteiristas de Hollywod anuncia nova paralisação após negociações salariais mal sucedidas

No início do mês, em 2 de maio, o “Writers Guild of America”, associação de escritores de TV e cinema dos Estados Unidos, anunciou por meio de sua conta oficial no Twitter que entraria em greve por tempo indeterminado após negociações por aumentos salariais para roteiristas terem fracassado. Esta é a primeira greve dos trabalhadores em 15 anos. Em 2007, a pausa durou 100 dias e causou um prejuízo de US$2,1 bilhões para a economia da Califórnia.

Em 2007, cerca de 12 mil roteiristas se envolveram na greve, paralisando a produção de diversos programas de TV e talk shows. Grandes sucessos da época como “Grey’s Anatomy”, “Supernatural”, “30 Rock” e “Lost” tiveram suas temporadas reduzidas, e produções menores como “Pushing Daises”, “Girlfriends” e “The 4400” acabaram sendo canceladas. Essa paralisação foi causada por discordâncias nos repasses de lucros no desenvolvimento de roteiros de webisódios e contribuições nos extras de DVDs e talk shows.

Já esta atual greve foi iniciada pelo conflito nas negociações entre o sindicato de roteiristas estadunidense e a aliança de produtores de cinema e televisão em resposta ao tratamento que os roteiristas vem recebendo dos serviços de streamings, já que o roteirista ganha um salário para escrever os episódios para produções das plataformas, sem nenhum lucro baseado no sucesso da série. Junto a isso, também é discutida a insegurança salarial que a profissão vem enfrentando na era do streaming.

(Divulgação/ reprodução : Frederic J. Brown/AFP)

Grandes sucessos em diversas produtoras foram afetadas com a paralisação. A série original da Netflix “Cobra Kai” suspendeu as produções de sua sexta e última temporada. Já “House of the Dragon”, spin-off de “Game of Thrones” original da HBO Max, não será afetada pela greve, já que todo o roteiro da segunda temporada estava escrito. Os encontros na sala de roteiristas da terceira temporada de “Abbott Elementary”, exibida no canal americano ABC, foi interrompida, e a quantidade de episódios na nova temporada pode ser afetada. Quinta Brunson, protagonista e roteirista da série, além de produtora, apoiou a greve de seus parceiros, reestabelecendo que não existem séries ou filmes sem os escritores por trás.

Com trabalhos paralisados desde 2 de maio, o sindicato permanecerá em greve sem previsão de retomada, na espera de que negociações mais justas aconteçam.

Foto de capa: Divulgação/Radio Rock

Reportagem de Pedro Turteltaub, com edição de texto de João Pedro Agner.

LEIA TAMBÉM: “Rainha Charlotte” e “A Jornada de Jin Wang” estreiam nos streamings em maio

LEIA TAMBÉM: “Duna: Parte 2” é um dos destaques da CinemaCon

1 comentário em “Nova greve dos roteiristas causa estagnação em estúdios de Hollywood

  1. Juliana Ferraz

    Realmente, nenhum dos filmes e séries que a gente gosta e fazem sucesso hoje existiriam sem os roteiristas que criam essas histórias. Espero que eles consigam chegar a um acordo em breve. Ótima reportagem!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s