TV ainda é a queridinha dos brasileiros, mesmo com a internet

Com o aumento da tecnologia recente, e mudança de alguns meios de comunicação para a internet, a TV tenta se adaptar e continuar sendo o maior entretenimento do povo

Trazida por Assis Chateaubriand em 18 de Setembro de 1950, a história da TV no Brasil teve seu primeiro passo ao ser fundado o pioneiro canal de televisão no país, a TV Tupi em São Paulo. Com o passar dos anos, a prática de sentar-se ao sofá e assistir uma novela ou se atualizar com as notícias do jornal se tornou um habito cotidiano. E a evolução da TV se deu com o passar dos anos, tanto com a chegada da tecnologia, como com seus novos modelos, deixando-a moderna e adaptada a seu tempo.

253979_106191789475614_6016530_n

Gravação nos estúdios da TV UVA Foto: Reprodução / Facebook

No fim do século XX, a internet chegou ao Brasil e, assim como a TV, se tornou um meio de comunicação importante. A internet ocupa boa parte do tempo da população do Brasil hoje em dia, assim como a TV era há 60 anos atrás. Seja por notebooks ou aparelhos móveis, o brasileiro é um dos povos mais ‘conectados’ do mundo.

Apesar dos avanços tecnológicos, algumas pessoas ainda preferem se informar do modo mais tradicional possível. É o caso de Luciola Macedo, 49 anos, que começou a utilizar dispositivos móveis há pouco tempo, aprendendo a se adaptar. “Tenho muita dificuldade em utilizar o celular, ainda mais pra procurar vídeos e buscar um conteúdo mais moderno. Prefiro assistir televisão, pois é mais simples e eu fui criada com esse meio”.

A união desses dois meios é tão nítida e presente na atualidade, que hoje é possível perceber o surgimento da TV conectada: ou seja, aparelhos de televisão que possibilitam a conexão com a internet, permitindo o acesso a conteúdos audiovisuais, redes sociais e serviços, que podem ser adquiridos pelo controle remoto. A Associação Brasileira de Telecomunicações divulgou que em maio de 2018 cresceu em 53,5% a adesão aos serviços de banda larga fixa e móvel no Brasil, tudo isso para que as pessoas permaneçam atualizadas e informadas.

A internet vai acabar com o hábito de assistir TV?
Hoje em dia muitas pessoas adquirem informação em múltiplos meios e até em dois lugares ao mesmo tempo, enquanto assistem TV ou estão com seus celulares à mão usufruindo de outra novidade. Segundo uma pesquisa realizada pela Accenture com 6,5 milhões de internautas entre 14 e 40 anos, em sete países, 82% dos brasileiros preferem assistir vídeos pela internet do que na própria televisão, já para aqueles que possuem entre 40 e 80 anos, a preferência é em acompanhar as novidades pelo meio tradicional.

Umas dessas pessoas é Victor Nayron, 25 anos, que usufrui diariamente da TV e da internet ao mesmo tempo. Enquanto assiste o noticiário, por exemplo, com ajuda das novas tecnologias, utiliza suas redes sociais para comentar e interagir com o programa. “Eu uso bastante o Twitter para me informar e expor minha opinião sobre determinados assuntos. Algumas vezes sou até correspondido pelas páginas dos jornais”.

283088_122013544560105_1281710_n

Gravação do programa da TV UVA em 2011 Foto: Reprodução / Facebook

Um ponto importante a ser analisado é o investimento das emissoras de TV em conteúdo sob demanda, como faz a TV Globo com o GloboPlay, buscando concorrer com outros gigantes do entretenimento como Netflix e Amazon TV. “A partir de todas as experiências que a Globo têm vivenciado com o Globoplay, é possível afirmar que o conteúdo digital não compete, mas complementa a TV. Trata-se da ampliação do alcance”, disse Leonora Bardini, head de curadoria de conteúdos da Globo num evento realizado em parceria entre a Globo Universidade e o Observatório Ibero-americano de Ficção Televisiva (Obitel).

Só o tempo dirá se Leonora está certa.


Eric Macêdo – 7º período e Vinícius Barbosa – 7º período

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s