Flamengo e Botafogo entram em campo neste domingo (30), às 16h (de Brasília), no Maracanã, pela terceira rodada do Campeonato Brasileiro. Com todos os ingressos esgotados para o confronto, a promessa é de casa cheia e espetáculo por parte das torcidas. A expectativa é de mais de 55 mil pessoas presentes no Clássico da Rivalidade.
As equipes chegam ao primeiro confronto carioca da competição deste ano em momentos distintos: O rubro-negro tenta se firmar com o recém-chegado técnico Jorge Sampaoli após vexames no começo da temporada. Já o alvinegro de Luís Castro, se aproveita do bom momento. São 11 jogos invicto, com seis vitórias seguidas, além de classificação na copa do Brasil, e 100% de aproveitamento no Brasileirão, mantendo a vice-liderança do campeonato.
Flamengo mira estabilidade
O Flamengo busca estabilidade e equilíbrio na temporada e na competição. Apesar de golear o Maringá-PR por 8×2 na Copa do Brasil, no Brasileirão o rubro-negro possui uma vitória e uma derrota em dois jogos. O técnico Jorge Sampaoli ainda não repetiu escalação desde que assumiu a frente da equipe. Há dúvidas na defesa e também em relação ao esquema que será utilizado, já que o treinador mandou a campo três sistemas diferentes de jogo nas três partidas anteriores. A única certeza é o desfalque de Arrascaeta, que treinou à parte do elenco e está em recuperação de lesão na coxa. Por outro lado, Bruno Henrique, que segue processo gradual de voltar aos gramados após grave lesão no joelho, deve ser relacionado para a partida.
Provável escalação:
Santos; Fabrício Bruno, David Luiz, Léo Pereira; Ayrton Lucas, Thiago Maia, Gerson e Everton Ribeiro; Everton Cebolinha (Vidal), Gabi e Pedro. Técnico: Jorge Sampaoli.
Botafogo tenta manter 100% de aproveitamento
Com retrospecto de apenas uma vitória e oito derrotas nos últimos 10 confrontos contra o Flamengo, o Botafogo aposta na boa fase para melhorar este histórico contra o rival. Depois de duas vitórias nas duas primeiras partidas do Brasileirão, a equipe mantém 100% de aproveitamento e carrega a vice-liderança da competição. O técnico Luís Castro, invicto há 11 jogos pelo alvinegro, terá a volta de peça importante da equipe: o lateral Fernando Marçal. Após ficar de fora de quatro partidas por lesão na virilha sofrida no confronto contra o Ypiranga-RS, pela Copa do Brasil, o lateral retornou aos treinos esta semana e já finalizou a transição para o campo. Liberado para jogar, a decisão agora ficará por conta de Luís Castro se Marçal fará parte do time titular, ou não.
Provável escalação:
Lucas Perri; Di Plácido, Adryelson, Cuesta, Rafael (Marçal); Danilo Barbosa, Tchê Tchê (Lucas Fernandes), Eduardo; Júnior Santos, Tiquinho Soares e Victor Sá (Luís Henrique). Técnico: Luís Castro.
Destaques
Gerson
O coringa do Flamengo finalmente reencontrou a boa fase após seu retorno do futebol francês. Criticado pela torcida ao atravessar má fase no começo da temporada, após a chegada Sampaoli meia reacendeu veia ofensiva e virou homem de confiança e protagonista no rubro-negro. Com mais liberdade para ir ao ataque dada pelo treinador, que o treinou no Olympique de Marselha, Gerson voltou a fazer parte de transações ofensivas da equipe e contribuiu com dois gols e uma assistência nos três últimos jogos.
“Voltei para isso, para dar minha vida ao Flamengo. Sempre sonhei em estar vivendo esse momento, e feliz em fazer dois gols, um atrás do outro. Vou continuar assim, focado. Se Deus quiser, vou continuar fazendo gols, porque é gostoso demais”, conta Gerson à FlaTV

Luis Henrique
Após ser vendido como promessa, o atacante de 21 anos retornou ao glorioso em julho de 2022 com grande expectativa da torcida, mas processo de readaptação ao futebol brasileiro atrapalhou. Com melhores atuações, jogador reencontra boa fase e mira evolução após ser eleito o melhor em campo pelos torcedores botafoguenses na vitória contra o Ypiranga-RS. Contra o Flamengo, Luis Henrique busca seu primeiro gol desde seu retorno ao alvinegro.
“Os meses iniciais foram realmente de readaptação à cidade, de adaptação à equipe. Agora estou me sentindo muito parecido com aquele Luís Henrique que surgiu tão bem no final de 2019” afirmou Luís Henrique em entrevista para o GE

Ficha Técnica
Árbitra: Edina Alves Batista (SP/FIFA)
Assistentes: Neusa Ines Back (SP/FIFA) e Leila Naiara Moreira da Cruz (DF/FIFA)
Quarto árbitro: Rafael Martins de Sá (RJ)
VAR: Daiane Muniz (SP/FIFA)
A partida terá transmissão da Rede Globo e canais Premiere.
Foto de capa: Paula Reis/Flamengo
Reportagem de Jorge Barbosa, com edição de texto de Anne Rocha
LEIA TAMBÉM: Fluminense escorrega e perde a invencibilidade
LEIA TAMBÉM: Fórmula 1: entenda como funciona a categoria mais famosa do automobilismo
Pingback: Flamengo e Botafogo fazem grande jogo no Maracanã, e alvinegro vence por 3 a 2 | Agência UVA