A diretora nigero-americana Chinonye Chukwu, conhecida por produzir filmes dramáticos como “Clemency” (2019), traz para as salas de cinema sua mais nova produção: “Till – A Busca por Justiça”. A trama, baseada em uma história real, envolve o espectador em uma dramática luta de uma mãe em busca de justiça pelo assassinato brutal do seu filho.
A produção fez estreia nesta quinta-feira (9) nos cinemas brasileiros e traz a história de Emmett Till (Jalyn Hall), um adolescente negro de 14 anos, que é vítima de racismo no estado do Mississipi, no Sul dos Estados Unidos. A história se passa no ano de 1955 e expõe as entranhas de uma sociedade racista, excludente e tremendamente injusta.
O drama de Chinonye expõe toda dor, força e coragem de Mamie Till-Bradley (Danielle Deadwyler), mãe de Emmett, enquanto batalha contra a supremacia branca que oprime, diminuí e mata – e ainda hoje também o faz – pessoas negras nos anos 50 na América do Norte. A história acabou se tornando um símbolo da luta pelos direitos civis no país.
Na história, Emmet é brutalmente assassinado depois de ser acusado por uma moça branca (Carolyn Bryant, vivida por Haley Bennet) de supostamente a ter assediado. A partir do fato, sua mãe Mamie vive seu luto protagonizando a história e sua luta por justiça pela morte de seu filho.

“Till – A Busca por Justiça” traz cenas fortes e muita emoção, especialmente quando mostra a força de uma mãe ao lutar por justiça por seu filho e contra o racismo vigente no país.
“Se algo acontece com um de nós, acontece com todos nós”, diz Mamie Till-Bradley no final do drama.
Confira o trailer oficial abaixo.
Ficha Técnica – “Till – A Busca por Justiça”
Diretora: Chinonye Chukwu
Roteiro: Chinonye Chukwu, Keith Beauchamp, Michael Jp Reilly.
Gênero: Drama
Ano: 2022
Foto de capa: Reprodução/Universal Pictures
Reportagem Thiago Eiras com edição de texto de Daniela Oliveira
LEIA TAMBÉM: Cantor Seu Jorge sofre racismo durante show em clube
LEIA TAMBÉM: Cinema Negro Brasileiro: em busca pela liberdade e representatividade
0 comentário em ““Till” mostra luta de uma mãe por justiça”